O alto verão está aí e precisamos falar sobre as doenças mais comuns durante o período mais quente do ano. Afinal, as altas temperaturas favorecem a proliferação dos microorganismos característicos da estação, bem como são a principal causa de desidratação entre os animais, que podem desencadear uma série de problemas de saúde.
As doenças infecciosas acontecem com maior incidência durante o calor e, geralmente, resultam do contato direto com animais infectados, meio ambiente, objetos contaminados e hospedeiros (pulgas, carrapatos e mosquitos).
As principais doenças do verão nos pets são: infestações por carrapato, dirofilariose (verme do coração), problemas intestinais, infestações por pulgas, alergias na pele, viroses, como leptospirose, parvavirose e giardíase. É importante destacar, que tais doenças, podem gerar complicações e colocar em risco a saúde do seu pet, caso não sejam identificadas prontamente.
Além disso, no verão, as chuvas são mais comuns e colaboram com a reprodução intensa de transmissores e hospedeiros de doenças. O cuidado com o acúmulo de água parada em casa é imprescindível, pois é a partir dela que muitas espécies de mosquitos se reproduzem. Alimentos expostos e ambiente sujos são fatores de preocupação, por isso a higienização do ambiente precisa ser rotineira. Os pets também necessitam de atenção com relação à sua própria higiene, com banhos mais periódicos e consultas preventivas com o médico veterinário.
Se você vai viajar para a praia ou levar seu pet para ambientes com piscina terá que redobrar alguns cuidados. Na praia, por conta da areia e maior circulação de pessoas, é muito comum a transmissão de algumas verminoses, por isso antes de viajar renove a dose de vermífugo do seu animal de estimação. Já, nos locais com piscinas, não permita que seu pet beba da água das mesmas, afinal em sua maioria são tratadas com cloro e outros produtos químicos que podem desencadear intoxicação gastrointestinal e doenças de pele, como irritação e alergias mais severas.
Para concluir o nosso artigo, nada mais importante que a hidratação dos pets. Sempre deixe o pote de água cheio e sempre realize trocas para manter a água limpa e fresca. Evite longas horas de exposição do pet ao sol, principalmente, entre os horários das 11h e 16h. Dessa maneira, você evitará a desidratação, mas também hipertermia (aumento da temperatura corpórea) e doenças de pele como câncer. Fique atento a essas informações e curta o melhor da estação com seu companheiro de pelos.
Se você vai viajar para a praia terá que redobrar alguns cuidados com seu pet
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 25/02/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br