Foto: Freepik
Muitos tutores chegam à clínica veterinária em busca de ajuda para os seus pets quando o assunto é carrapato. Além de gerar coceira, irritação, alergias, os carrapatos são responsáveis por várias doenças. Entre elas podemos citar, a Babesiose, Anaplasmose, Doença de Lyme, Febre Maculosa e a Erliquiose.
Nesta semana, iremos falar da Erliquiose, comumente chamada de “doença do carrapato”. Esse tipo de infecção é grave e é transmitida pelos carrapatos portadores da bactéria Ehrlichia. O contágio é alto e ocorre quando o parasita infectado pica o animal.
O cão contaminado com a Ehrlichia pode apresentar vários problemas de saúde como hemorragia, insuficiência renal, inflamação ocular, alterações neurológicas e de comportamento. Outro quadro preocupante é a anemia profunda que pode levar o animal à morte.
Por isso, ficar atento aos sintomas da doença é muito importante. Os pets podem apresentar febre alta, tosse, vômito, diarreia, hematomas, perda de apetite, anemia, dificuldade respiratória e prostração.
O tratamento da Erliquiose é feito por meio de medicamentos e suplementos, a depender do estágio da doença, que é diagnosticada através de exames sorológicos, PCR e teste rápido.
Para prevenir a doença, é necessário manter o animal e o ambiente livre desses parasitas. Com auxílio de antiparasitário (anti-pulgas e carrapatos) e produtos de limpeza próprios para espaços domésticos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 12/02/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br