Os banhos terapêuticos são utilizados para o tratamento de vários tipos de doenças de pele, causadas por fungos, bactérias, entre outros
Muitos tutores apresentam as alergias de pele em seus pets como problemas recorrentes em sua rotina. Na coluna desta semana, falaremos da área dermatológica, apresentando algumas informações sobre a importância dos banhos terapêuticos/medicinais no tratamento das alergias.
Em uma consulta clínica, os médicos veterinários especializados em dermatologia, realizam a anamnese, exames clínicos e complementares e análises do material coletado, resultado da raspagem da pele do animal que apresenta alergias, coceira ou odores ruins em determinada região do seu corpo. Toda essa investigação auxilia no diagnóstico correto e na linha de tratamento que deverá ser seguida, desde o uso de medicamentos orais e tópicos até a adoção dos banhos terapêuticos.
Os banhos terapêuticos nos animais domésticos são utilizados para o tratamento de vários tipos de doenças de pele, causadas por fungos, bactérias, entre outros. Cães e gatos beneficiam-se desse tipo de cuidado, que pode gerar cura, bem-estar e mais saúde para eles. É importante, explicar que esses banhos são diferentes daqueles dados em casa ou em petshops, por que o banho terapêutico é um procedimento dermatológico, de cuidado com a pele do pet.
Nos banhos medicinais, os produtos ou medicamentos escolhidos ocorrem de forma personalizada, ou seja, são realizados para cada tipo de pele e de condição. O uso desse tipo de medicamento não é simples como a aplicação de um shampoo e não são prescritos meramente por questões de higiene. Logo, não se deve aplicar em casa esses produtos sem conhecimento do seu médico veterinário.
Na consulta clínica será indicado o medicamento alinhado ao perfil do seu animalzinho, a temperatura da água e do secador, o tempo de ação dos medicamentos sobre a pele, a frequência dos banhos, os tipos de escova e até mesmo o tipo de toalhas de banho. A observação atenta do animal durante o banho também se faz necessária, a fim de conferir se o uso dos medicamentos gerou alguma reação adversa.
Se o pet apresenta uma pele saudável, o banho terapêutico poderá ser recomendado de forma preventiva, afinal muitos animais podem ter a pele mais oleosa ou seca, o que futuramente poderá desencadear alguma alergia. Além disso, o uso de produtos comuns ou a predisposição genética de algumas raças podem favorecer ao aparecimento de alergias graves.
Logo, sempre que houver dúvidas consulte o médico veterinário para não pecar por falta de informação. Caso o animal de estimação necessite do procedimento, prefira clínicas veterinárias que ofereçam esse tipo de tratamento, ou, petshops que contem com a presença do médico veterinário, para um planejamento e execução corretos desse tipo de tratamento.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 05/02/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br