É preciso ficar atento para as doenças comuns do envelhecimento do seu pet
O Fevereiro Roxo foi criado especialmente para falar sobre o Alzheimer, lúpus e leucemia, doenças muito comuns em seres humanos. Para os animais, a data chama a atenção para a saúde dos pets idosos e as doenças neurodegenerativas.
A Síndrome da Disfunção Cognitiva, mais conhecida como “Alzheimer” em pets, afeta principalmente a população de cães e gatos mais idosa, e em alguns casos, é possível notar seus sinais a partir dos seis anos de idade.
A disfunção cognitiva ocorre pelo envelhecimento dos neurônios e do funcionamento do cérebro. Pesquisas mostram que essa doença é causada pelo depósito de amilóide no cérebro, uma proteína intoxicante que fragiliza a função cerebral. E quanto mais amilóide, mais a disfunção cognitiva tende a ser perceptível.
Por se tratar de uma doença que avança com o tempo, quanto antes o médico veterinário for acionado, maiores são as chances do seu pet ter qualidade de vida. Por isso, ficar atento aos principais sinais das doenças neurodegenerativas em animais idosos é importante e ajuda no tratamento.
Os sintomas mais comuns nos pets são mudanças bruscas de comportamento, ansiedade e inquietação, desorientação (o pet fica confuso em ambientes familiares), o não reconhecimento de pessoas familiares, vocalização excessiva (muitos sons e grunhidos), o esquecimento de comandos e treinamentos que seguiu a vida toda, realização das necessidades em locais inadequados, surgimento de novos medos e fobias e intolerância às brincadeiras.
A prevenção das doenças degenerativas está associada o enriquecimento ambiental (que já falamos aqui na coluna), que resumidamente é a oferta de atividades que o pet precisa, com a finalidade de que seus instintos naturais sejam atendidos. A base do enriquecimento ambiental são os estímulos físicos e mentais, por meio de jogos, brinquedos ou brincadeiras que estimulam o sistema cognitivo dos pets.
Outra questão importante é a nutrição de qualidade dos animais de estimação desde o início de suas vidas e a realização de check-ups regulares com o médico veterinário. Uma alimentação de qualidade desde o início da vida e check-ups regulares com o médico-veterinário também são fundamentais para a prevenção de doenças neurodegenerativas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 18/02/2023
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br