A percepção de pernas pesadas, abdômen saliente, pés e mãos inchadas, rosto arredondado podem ser características não do excesso de peso, mas sim da retenção de líquidos. Quando não correlacionado à alguma doença, a principal causa do inchaço corporal está:
Digestão - Acredite, até mesmo alguns alimentos considerados saudáveis, como ovos e castanhas, podem ser gerador do inchaço, nesse caso seu organismo pode esta tendo dificuldades para realizar o processo de digestão. Nesse caso é aconselhável realizar um exame médico é a melhor forma de descobrir quais alimentos são inflamatórios para o seu corpo e, então, eliminá-los do cardápio.
Toxina: Agrotóxicos e substâncias artificiais que contém corantes, adoçantes e metais tóxicos, são toxinas que estão presentes em vários alimentos de origem industrializada que são ingeridos no dia a dia. Isso faz com que o organismo se sinta sobrecarregado e, assim, o corpo incha para tentar diluir todas as toxinas inflamatórias que foi consumida.
Hormonios – O desequilíbrio hormonal pode ser causa do inchaço corporal. Diante disso é necessário procurar um médico que atue com uma visão integrativa e tudo seja resolvido da melhor forma.
Alcool – O exagero no consumo de álcool, mesmo que só nos finais de semana, pode ser um dos motivos pelos quais o seu corpo nunca desincha .
Carboidratos simples - O consumo exagerado de carboidratos simples assim como o açúcar simples, propiciam consequências negativas pois , estimula o hormônio insulina, que também é responsável pelo controle de água e sódio pelos rins. Por isso, a ingestão exacerbada de alimentos ricos em carboidratos e açúcar geram um inchaço crônico do corpo.
Ingestão inadequada de água – O consumo abaixo do preconizado aumenta a produção de um hormônio com ação antidiurética. Além disso, o calor também contribui para retenção, sendo assim é imprescindível a ingestão adequada de agua. Para saber sua porção ideal basta multiplicar seu peso por 35 e fracionar ao longo do dia. Para facilitar o consumo, divida de acordo com as fases do dia. Ex: 50 kg x 35 ml = 1.750 ml. Podendo fracionar da seguinte forma: 1 garrafinha de 500 ml antes do almoço, 1 pela tarde e 750 ml a noite.
Nosso corpo gera sinais e sintomas a todo instante, cabe observar seus atos e tomar ação corretiva para melhorar o estado de saúde.
Veja alguns alimentos que contribuem para o desinchaço:
1- Água: A hidratação torna-se primordial. Ao contrário do que se pensa, quando o corpo está inchado, é importante hidratá-lo para estimular a ação diurética.
2- Abacaxi: A enzima bromelina, é capaz de facilitar a digestão, evitando o inchaço.
3- Chá Verde: Por conter cafeína e catequinas, substâncias que supostamente aumentam o gasto energético.
4- Chá de Hibisco e Cavalinha: as ervas auxiliam na digestão e podem desinchar devido seu potencial efeito diurético. Assim como o chá verde, a dica é consumir os naturais, para aumentar a chance dos efeitos benéficos.
5- Farelo de aveia: o alimento contém betaglucana, fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol e açúcar no sangue. As fibras também favorecem o aumento da saciedade e, associadas a uma ingestão adequada de líquidos, auxiliam no funcionamento intestinal, evitando que a barriga fique distendida.
6- Iogurte natural: ele tem culturas ativas, por exemplo probióticos, que aumentam o número de bactérias benéficas no intestino, ajudando na digestão e reduzindo a sensação desconfortável de inchaço. O ideal é optar por iogurtes sem adição de açúcar.
7- Água de coco: ela é um isotônico e também diurético natural, já que contém carboidratos e minerais. Deve ser consumido a fruta.
8- Melancia e Melão: além das fibras, estão entre as frutas com maior teor de água, por isso são conhecidas por suas propriedades diuréticas. Limão, morango, laranja, tangerina são outras opções de frutas com boa quantidade de água em sua composição.
9- Ameixa: caracterizada como uma fruta laxante, pois estimula o funcionamento intestinal. As fibras insolúveis presentes ajudam no trânsito intestinal. Já a pectina da sua composição, fibra solúvel presente na casca, contribui para aumento da saciedade.
10- Vegetais verde-escuros: as hortaliças são ótimas opções para aliviar a retenção de líquido causada pelo excesso de sódio. Dê preferência aos vegetais verde-escuros, pois eles são ricos em magnésio e potássio.
Por fim, tenha uma rotina de atividades físicas para estimular a circulação sanguínea!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 12/04/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324