Ter uma horta em casa é, realmente, um privilégio. Poder colher os alimentos fresquinhos, livres de agrotóxicos e colocar direto no prato contribui para gerar mais sabor, conforto e praticidade. Além disso, crianças que não gostam de hortaliças e frutas ao cultivar esse alimento têm maior probabilidade de fazer ingestão, pois adquirem carinho e vão experimentar.
Muitas pessoas não possuem sua horta por falta de espaço em casa, mas saiba que não é necessário ter um quintal extenso, os vasinhos de barro, plástico, garrafas pet, panelas e latas, podem substituir um canteiro extenso e ser reutilizados no cultivo. Para aqueles que preferem uma peça mais refinada, no mercado, há vasos autoirrigáveis, que trazem mais conforto nas regas para quem não dispõe de muito tempo no dia a dia. seja qual modelo optar, é indispensável que os compartimentos tenham furos na base para gerar o escoamento da água e não deixar com que as raízes apodreçam.
A Luz natural é um fator importante
para que as hortaliças se desenvolvam. Entretanto, se você não tiver um espaço ao ar livre ou varanda, não deve ser um empecilho para começar a plantar. Observe os horários do dia e a quantidade de tempo que o sol bate em determinadas partes da casa e defina o melhor lugar. Qualquer lugar é válido: laje, quintal, varanda ou até mesmo o parapeito da janela, cabe ressaltar que esse lugar deve ser estratégico por onde você passe todos os dias, sendo assim, você conseguirá sempre ver a horta.
Atenção, nem só de terra, luz e água vivem as plantas. A camada de drenagem deve ocupar cerca de um quarto da capacidade do recipiente. A ordem das camadas são: pedriscos ou argila expandida, seguido de manta para drenagem (geotextil), também conhecida como bidim (isso evita que a terra escoe junto com a água a cada rega), uma camada de areia de construção de espessura média. Logo após, preencha com o substrato preparado (terra) deixando o espaço para muda ou semente. Outra opção para o plantio, é a terra já adubada, que se adquire em lojas do gênero. Além disso, pode optar em plantar com sementes ou mudas
Dica para uma terra nutritiva: misture partes iguais de terra vegetal, matéria orgânica, pode ser húmus de minhoca, esterco de galinha, dentre outros, e vermiculita. É o suficiente para evitar o aparecimento de fungos no composto.
Algumas hortaliças exigem particularidades, como por exemplo o alecrim que requer um solo mais arenoso: diante disso é aconselhável adicionar um pouco de areia média de construção no preparo orientado acima.
Se sua dúvida agora é o que plantar, saiba que além da preferência do seu paladar, os frutos de sua horta devem refletir as condições do espaço eleito, visto que plantas como hortaliças, temperos e aromáticas requerem pelo menos cinco horas de sol direto por dia. Ou seja, necessita de um espaço que receba luz mais constante. Por outro lado, não tenha medo de errar, pois existem grandes variáveis no cultivo que dependem das espécies, lugar, quantidade de água, terra apropriada e outros fatores. Temperinhos naturais como alecrim, manjericão, salsa e tomilho são uma boa opção para deixar o alimento saboroso sem grande inserção de sal e além disso é interessante para quem nunca plantou uma horta domiciliar
Por fim, cuide bem de sua hortinha, adube e regue com a frequência adequada, visto que, terra muito seca ou muito úmida pode acabar com a sua horta doméstica. Observe as características do solo diariamente e molhe, se necessário.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 08/02/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324