Nos dias atuais recorrer a procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência e também a autoestima, é muito comum. Os alimentos são responsáveis para fortalecer o organismo antes do processo, e no pós colabora na recuperação e diminuição do risco de complicações.
A ansiedade pelo dia da cirurgia pode interferir no seu apetite, provocando desequilíbrio no metabolismo justo em um momento que ele precisaria estar o mais equilibrado possível. Diante disso, Primeiro de tudo, é interessante procurar um apoio psicológico neste momento, não tenha medo ou vergonha de encontrar um profissional para ajudar você nesta fase. Em segundo lugar, é super importante ter um plano alimentar ajustado para o pre e pós operatório
– Industrializados e gorduras. Estes alimentos potencializam a inflamação no organismo, prejudicam a imunidade e intervém na cicatrização no pós operatório.
– Açúcar e sal o mesmo pode ser dito ao o açúcar e sal. Substitua o açúcar refinado por mascavo ou demerara, e utilize alho e cebola diminuindo a quantidade de sal, o sódio retém líquido, aumentando o inchaço no pós-operatório.
– Gorduras saudáveis Abacate, peixe, e oleaginosas, óleos vegetais. Eles ajudarão a evitar reações inflamatórias e também auxiliar na melhor cicatrização.
– Vegetais verde escuro
Brócolis, espinafre, pimentão. Possuem fibras que ajudam a diminuir constipação intestinal, melhoram a circulação do sangue, aumentam a imunidade, contribui na produção de colágeno, além de colaborar no processo de cicatrização.
– Pão integral. Gera saciedade, que é importante para esse momento que você precisa maneirar na alimentação e contribui para o bom funcionamento intestinal.
– Peixes e carnes magras. As proteínas corroboram na cicatrização e recuperação dos tecidos devido à produção de colágeno, entretanto, mantendo a regra de evitar alimentos gordurosos, deixe pra outro momento carnes de churrasco como a picanha, costela e também o bacon, entre outros. Opte por carnes magras como o filé mignon, patinho, alcatra e coxão mole. O peixe e o frango também são ótimas opções. Só evite fritá-los, prefira cozido ou grelhado.
– Frutas . Assim como legumes e verduras, as frutas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Garanta a ingestão principalmente das frutas cítricas, que possuem abundância em Vitamina C, que ajuda na cicatrização e é um poderoso antioxidante. Laranja, abacaxi, limão, acerola e morango são ótimas opções.
– Líquidos. É indispensável manter-se sempre hidratado. Tome bastante água, sucos de fruta e também água de coco, assim você ajuda o seu organismo a diminuir o inchaço.
Cabe ressaltar a importância do repouso, da forma de se locomover aos lugares e dormir.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 02/02/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324