Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 15° Agora: 16° Quarta, 09 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 6,015 Euro agora: R$ 6,645
Cultura


Registros fotográficos de Mauro Dutra fazem a ponte entre o passado e o presente

Em suas redes, o cronista divide com o público registros históricos, curiosidades e relatos sobre as transformações da cidade



Fotos: acervo Mauro Dutra


Próximo ao prédio da Prefeitura de Lafaiete em 1978

Lafaiete agora tem um novo cronista visual. Aos 65 anos, o aposentado Mauro Dutra de Faria compartilha com o público um acervo raro e valioso de fotografias históricas da cidade. Com um olhar atento e apaixonado, Mauro se dedica a registrar o passado e o presente de Lafaiete, criando uma verdadeira ponte entre gerações. O interesse de Mauro pela fotografia surgiu em 2011, durante a reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A experiência na Secretaria de Cultura de Lafaiete, onde acompanhou eventos e registros históricos, confirmou sua paixão pelo resgate fotográfico. “Naquela época, o arquivo fotográfico do Museu Antônio Perdigão foi transferido para a antiga Estação Ferroviária. 

Ao ajudar nessa mudança, percebi o tesouro em fotos que tínhamos ali. Eu ficava inconformado porque quase ninguém pesquisava as imagens; as pessoas não tinham interesse. Então, resolvi ‘fotografar as fotos’ (sem flash, para não comprometer sua vida útil) e publicá-las nas minhas redes sociais para que todos pudessem conhecer”, detalha. Mesmo fora da administração pública, Mauro manteve seu compromisso de documentar e compartilhar a memória da cidade. À medida que seu hobby se tornava mais conhecido, mais pessoas passaram a procurá-lo para compartilhar seus registros. Hoje, seu acervo, que já soma aproximadamente 3.000 fotos, inclui imagens de espaços públicos, eventos e momentos importantes da história de Lafaiete. E, em muitos casos, essas memórias têm o poder de emocionar: “Certa vez, publiquei em minha rede social a imagem de um bar antigo na Praça Getúlio Vargas e, no dia seguinte, recebi uma ligação de um senhor que reconheceu o irmão na foto. Eles não tinham nenhuma outra foto dele, e esse registro que publiquei tornou-se a única imagem da família”.

Em suas redes, Mauro divide com o público registros históricos, curiosidades e relatos sobre as transformações da cidade. “Acho que compartilhar essas imagens é um presente para os mais velhos, que revivem suas memórias, e também uma oportunidade de despertar nos jovens o interesse pela história local”, acrescenta. Além das fotos, Mauro também se dedica à recuperação de raridades em filme. Recentemente, participou da digitalização de três rolos de filme 35 mm encontrados na Casa Paroquial da Matriz, com imagens de Lafaiete nas décadas de 1940, 1950 e 1960. A expectativa é que, em breve, esses registros sejam divulgados ao público. "Ainda há muito a ser descoberto e preservado. Quem tiver fotografias antigas pode me procurar. Eu não fico com as fotos; apenas as fotografo, sem flash, para não as danificar, e as devolvo. Meu único interesse é registrar e compartilhar esse tesouro histórico com a cidade", convida Mauro. Quem quiser contribuir com esse resgate da memória de Lafaiete pode entrar em contato com o cronista pelo telefone 31 98822-2849.

O interesse de Mauro pela fotografia surgiu em 2011, durante a reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Praça Barão de Queluz em 1928


Em 1953, Antigo Fórum de Conselheiro Lafaiete (demolido)


Avenida furtado na década de 80




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 06/04/2025 - 13:23


Comente esta Notícia