Foto: Carol Lacerda
A apresentação, gratuita e aberta ao público, acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio
A tradição da música colonial mineira ganha novo palco neste domingo, dia 6, às 20h, com a estreia do Coral Cidade dos Profetas em Ouro Branco. A apresentação, gratuita e aberta ao público, acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio e marca a abertura oficial da Semana das Dores no município.
O concerto terá um repertório dedicado ao setenário das dores de Maria, reunindo obras de dois importantes nomes da música sacra do período colonial: Jerônimo de Souza Lobo e Padre João de Deus Castro Lobo. O programa inclui também peças raras que integram o álbum “Coral Cidade dos Profetas interpreta obras inéditas do período colonial”, além de homenagens ao padroeiro da cidade, Santo Antônio.
Para o maestro José Herculano Ticula, a apresentação é mais que um espetáculo: é um reencontro com a história. “A emoção é a mesma em todos os lugares em que nos apresentamos, mas Ouro Branco tem uma relação especial com a música do período colonial. Muitos compositores passaram por aqui rumo a Ouro Preto. Interpretar essas obras em uma igreja desse período, restaurada com tanto zelo, é muito significativo”, destaca. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o concerto conta com o apoio do Governo de Minas, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Associação Canto Livre e patrocínio da Cemig.
Fundado em 1988, o Coral Cidade dos Profetas é referência nacional na pesquisa e interpretação da música sacra antiga. Com quatro CDs lançados, o grupo tem se dedicado a resgatar e difundir esse importante patrimônio imaterial de Minas Gerais. É o único conjunto musical com atuação exclusiva nesse repertório.
Além dos concertos, o coral oferece formação musical gratuita para pessoas de 10 a 90 anos e atua em eventos como Semanas Santas, Festivais de Inverno e encontros de corais nacionais e internacionais. Recentemente, ampliou seu alcance com a criação do coral infantil Profetas do Amanhã, que promove musicalização desde a primeira infância, também com acesso gratuito.
Serviço
Concerto de abertura da Semana das Dores
Data: domingo, 6 de abril
Horário: 20h
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio – Praça Santa Cruz, s/n – Centro, Ouro Branco
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 06/04/2025 - 10:20