fotos: Nathália Coelho/CORREIO online
Nesta quinta-feira, 24, a prefeitura de Congonhas reuniu na Romaria, jornalistas da imprensa regional, o prefeito Dr. Cláudio Antônio de Souza e alguns secretários. Na ocasião, foram apresentados o que já foi realizado pelo governo municipal e o que ainda tem sido feito para minimizar o impacto das chuvas na cidade. Em janeiro, Congonhas sofreu com uma grande enchente, atingindo mais de 1.400 famílias.
A prefeitura iniciou um intenso trabalho de reparação desses danos e já está se prevenindo para que não aconteça novamente.
O trabalho em conjunto das Secretarias de Obras, Assistência Social, Defesa Civil, Meio Ambiente, entre outras, é fundamental para manter o bom funcionamento da cidade.
O prefeito avalia que, quase um ano depois da enchente, ainda estão sendo minimizando os impactos do que aconteceu em janeiro. Ele ressaltou a importância em alertar a população para que mude o comportamento diante deste cenário. Um exemplo é não jogar lixo nas encostas, rios e bueiros.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil e Social, Gláucio Ribeiro, as chuvas serão torrenciais no verão. Ele explicou tudo o que o governo realizou até agora. “É importante ficar atento quando o rio subir, ou quando uma árvore cair, por exemplo. Em janeiro, a Defesa Civil prestou todo o acolhimento e desobstrução da cidade”, conclui.
Em relação as obras realizadas, o secretário adjunto de Obras, Roberto Francisco, explicou que quando pararam as chuvas de janeiro, foram buscados os recursos necessários para recuperar a cidade. "Foram feitos mais de 20 muros de gabião. O acesso ao bairro Santa Mônica também foi refeito. A avenida Bias Fortes foi muito prejudicada e o muro deve ser entregue até o dia 31 de dezembro". De acordo com o secretário, esses são apenas alguns exemplos.
A Secretaria de Assistência Social também se mobilizou e realizou mutirões em prol da população desamparada. Foram criados três programas para amparar a população.
Auxílio aos atingidos pelas chuvas - Programa Recomeço
Cada família contemplada teve direito a um auxílio financeiro no valor de R$7.000,00 (sete mil reais) que teve o objetivo de ajudar na recomposição dos danos e favorecer a compra de eletrodomésticos, móveis, materiais de construção e utensílios de cama, mesa e banho.
Recupera Minas
A prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas), aderiu ao Programa Recupera Minas, uma iniciativa do Governo do Estado, que entre outras ações oferecerá auxílio de R$1200,00 (um mil e duzentos reais) para as famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas no período entre 1º de dezembro de 2021 a 17 de janeiro de 2022.
Programa Recupera
O Projeto de Lei de iniciativa do Governo Municipal permite o poder Executivo conceder auxílio financeiro de 10 mil reais para micro e pequenos empresários e MEI’s que sofreram prejuízos com as chuvas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 24/11/2022 - 15:10