Olá, queridos leitores! Se tem uma coisa que nós humanos já estamos acostumados é pegar aquela tradicional gripe, pelo menos uma vez por ano, não é? Nariz escorrendo, tosse, espirro, moleza no corpo e, às vezes, até febre. Pois saiba que nossos amados peludos também podem ficar assim. Pode parecer estranho, mas cachorros ficam gripados.
A gripe canina é uma doença respiratória infecciosa causada por vírus provenientes da Influenza A ou por uma bactéria e, neste caso, pode receber também o nome de tosse dos canis. Apesar da semelhança com a gripe dos humanos, esses agentes atacam somente os cachorros. Embora seja uma doença contagiosa, a infecção por gripe canina é, em geral, leve. Em apenas cerca de 1% a 4% dos casos é fatal, normalmente ao estar associada aos filhotes, cachorros idosos ou com baixa imunidade (imunodeprimidos).
Alguns sintomas da gripe canina são bem semelhantes aos dos humanos, como tosse, espirros, secreção nasal (coriza), olhos lacrimejantes, febre, letargia e perda de apetite. Nos casos mais graves da doença, embora raros e com baixa taxa de fatalidade, o cachorro pode apresentar também pneumonia, febre acima de 40 graus e extrema letargia.
Ao notar os sinais, um veterinário deve ser acionado. Além disso, se seu cachorrinho for filhote, idoso ou ainda se já tiver alguma complicação de saúde, uma simples gripe pode ser muito perigosa. Por isso, quanto antes começar a tratá-lo, melhor!
O diagnóstico costuma ser clínico, ou seja, a partir de um exame em consultório o profissional é capaz de avaliar os sintomas e ter fortes suspeitas de gripe canina. Em alguns casos, amostras das secreção e sangue são colhidas para orientar o tratamento de suporte dos sintomas. Caso haja suspeitas de complicações, como uma pneumonia derivada da gripe canina, outros recursos, como radiografia, podem ser utilizados.
A prevenção da gripe canina assim como em seres humanos, pode ser realizada por meio de uma imunização anual contra a gripe e a tosse dos canis. Esta não é uma vacina obrigatória ou que proteja contra doenças graves. Por isso, poucos tutores têm o hábito de pedir que seu animal seja vacinado para gripe e muitos nem sabem que ela existe. Pergunte ao seu veterinário e proteja seu animal de mais uma doença através da vacinação correta.
Clínica Veterinária São?Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especialista
em Clínica e Ortopedia
Endereço: rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
9 8580-1530
saofrancisco@cvsf.com.br
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 21/06/2019 - 14:20