Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Graziele Mendes


Saiba quais são as principais substâncias que devem estar na dieta de quem quer ter a cor do verão



 

Que tomar sol e ter cuidados com a pele são essenciais para manter o bronzeado todo mundo sabe, o que poucos tem consciência é que para conquistar um belo bronzeado precisa prestar atenção também à dieta, pois muitos alimentos auxiliam na busca pela ”cor do pecado”.

Alimentos que contêm betacaroteno, que é provitamina A, contribui na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor, diante disso não deve faltar na dieta.

São fontes desse nutriente alimentos como cenoura, batata doce, damasco, espinafre, brócolis, abóbora e mamão. Mas atenção, não deve ser consumido em excesso, visto que pode deixar a pele com uma cor amarelada.

O licopeno, não deve ser esquecido, pois, ajuda a intensificar o bronzeado enquanto protege a pele dos raios solares e evita a vermelhidão. A substancia está presente no tomate, na melancia e na goiaba. Entretanto o consumo de licopeno não exclui a importância de utilizar o protetor solar.

São importantes também para a pele de verão a ingestão de vitamina E, que está no amendoim, castanhas, nozes e azeite de oliva, poderoso antioxidante. O ômega 3, presente nos peixes e na chia, excelente anti-inflamatório. Tais alimentos podem ser inseridos na dieta rotineira, mas devem ser consumidos entre 5 e 7 dias anterior a exposição solar para gerar o efeito desejado.

O verão iniciou-se em 21 de dezembro de 2021 com término em 20 de março de 2022, aproveite!. E para ser um período ainda mais gostoso segue receitas saborosas e saudáveis que contribuem para cor da estação e também para saúde.

Nos lanches intermediários que tal um Gelado de manga e maracujá, para hidratar, nutrir e refrescar.

Ingredientes

2 mangas maduras cortadas e congeladas

100g de polpa de maracujá congelada

300 ml de iogurte natural congelado

1 colher (sopa) de calda de agave

Pistache a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador, processe a manga, a polpa de maracujá, o iogurte e o agave. Coloque em uma taça e salpique pistache por cima.

No almoço uma boa pedida é Nhoque de batata doce e espinafre

Ingredientes

3 batatas doces

1 maço de espinafre

1 ovo

Farinha de trigo integral até dar o ponto da massa

Sal a gosto 

Modo de preparo 

Asse as batatas no forno até ficarem macias. Retire a casca com auxílio de um garfo e amasse-as formando um purê. Em uma panela, cozinhe o espinafre e depois bata as folhas no liquidificador com o ovo até obter uma massa mole. Junte essa massa ao purê de batata, adicione sal a gosto e a farinha de trigo até obter uma massa homogênea. Faça rolinhos e corte os nhoques. Coloque-os para cozinhar em água fervendo, quando subirem estão prontos. Retire-os da água e sirva com molho de sua preferência.

E no lanche da tarde/ noite que tal um Patê de sardinha com iogurte

Ingredientes

1 lata de sardinha em conserva

½ cebola picadinha

2 colheres (sopa) de iogurte natural

1 colher (chá) de suco de limão

1 colher (chá) de mostarda

Sal a gosto

Cheiro verde fresco a gosto 

Modo de preparo

Retire as espinhas das sardinhas. Com um garfo, desfaça um pouco as sardinhas e adicione os outros ingredientes. Mexa bem obter uma pasta. Salpique o cheiro verde e deixe na geladeira por algumas horas antes de servir. O biscoito de arroz acompanha bem a refeição.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 04/04/2022

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna