Aquela que combina com você. Para que dê certo, é importante que tenha a ver com a sua personalidade e respeite o seu paladar, costumes, hábitos, necessidades. A dieta deve condizer com seu estilo e ritmo de vida. Por exemplo, se você adora carne, não faz sentido tentar uma dieta vegetariana só porque as celebridades emagreceram com ela. Se é do tipo que ama pão, ele deve caber em seu protocolo.
Entretanto é preciso se permitir e fazer escolhas mais saudáveis. Priorize sempre os carboidratos integrais, eles são fontes de fibras, sendo assim, proporcionam maior saciedade e beneficia o bom funcionamento do intestino, nosso segundo cérebro.
A ingestão hídrica adequada jamais deve ser esquecida, ela proporciona aumento da saciedade, auxilia no processo de digestão, melhora a prisão de ventre, interfere na manutenção celular e dos órgãos, no bom funcionamento do sistema imunológico e no equilíbrio hormonal. A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, basta multiplicar seu peso por 30 a 40 ml.
E nos casos de compulsão por doce, como é possível resolver?. Aos poucos, troque a versão ao leite pela com cacau extra (acima de 70%), o sabor intenso satisfaz com menos, além de conter menos açúcar que gera um processo inflamatório no organismo e mais cacau que é antioxidante, consequentemente corroborando para combater radicais livres e prevenir envelhecimento precoce e aparecimento de algumas doenças. Acrescente canela nas frutas pois deixam mais docinhas, abacaxi com canela esquentando no micro-ondas é uma excelente alternativa para compulsão. Outra dica, se após almoço a vontade de comer doce é grande, simplesmente escove os dentes.
Se você já seguiu essas dicas e quer acelerar os resultado, invista nos alimentos termogênicos, como o chá-verde, o gengibre, as pimentas vermelhas e a canela, que elevam o gasto energético e a queima das gordurinhas. Mas atenção, nem todos podem consumi-los e a quantidade é fundamental para o sucesso.
Por fim, não precisa cortar glúten para emagrecer se você não apresenta intolerância ou sensibilidade. Também não exclua o arroz com feijão, consuma em porções moderadas (no geral 3 colheres de sopa de arroz e 1/2 concha de feijão), os aminoácidos da dupla oferecem uma proteína completa, que sacia a fome e reparam os músculos. Se permita a refeição lixo uma vez por semana, aquela pizza ou hambúrguer podem sim ser consumidos desde que com moderação, mastigue devagar, saboreie o alimento. Ressaltando que essa refeição pode acontecer 1 vez na semana, escolha a opção que você tem mais desejo e aprecie com moderação. Não esqueça da pratica de atividade física e para um resultado mais evidente, procure um nutricionista, pois esse profissional irá calcular o seu consumo alimentar de acordo com seu gasto calórico, visto que o emagrecimento acontece a partir de um déficit de calorias.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 04/01/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324