Fim de ano se aproximando, e muitas pessoas usam esse tema para descuidar da dieta. Além disso aquelas deliciosas tentações à mesa ajudam a sabotar no plano alimentar.
Bom, manter o peso nessa época não é uma tarefa difícil, o segredo é moderação e boas escolhas. Na hora da refeição, o segredo é verificar todas as variedades de comida antes de fazer o prato e assim, selecionar o que mais lhe agrada, começando sempre pelas saladas e frutas, são os alimentos que dão cor ao prato. Não só deixam a refeição mais atrativa, como também mais nutritiva e corroboram para saciedade.
O prato proteico (carne) é a atração principal da noite, opte por carnes magras, boas alternativas incluem: peru - fonte proteica com baixo teor de gordura. O chester, também é carne magra e saborosa além de simbólicos, considerado uma boa fonte de proteínas.
Sementes como nozes, amêndoas e avelãs s contêm alta densidade de nutrientes e de substâncias bioativas que potencializam seus efeitos benéficos à saúde. Uma alternativa saudável e saborosa é acrescentar um mix de cereais nos pratos da ceia como nozes, quinoa e lascas de amêndoas no arroz, por exemplo ou em uma salada de frutas para sobremesa.
Por falar em sobremesa, as frutas podem ser substituídas pelos doces, porém, alguns não consegue festejar sem os mesmos, diante disso, uma opção interessante é a compota com frutas frescas e secas, são deliciosas e menos calóricas do que tortas, cremes, chantili, dentre outros.
Não esqueça de se hidratar bebendo muita água e cuidado com as bebidas alcoólicas pois contém muitas calorias. A cada copo de álcool intercale com 1 copo de água, para assim manter o corpo hidrato e desintoxicando.
Uma dica de ouro é não ficar muito tempo sem comer, isso faz com que ocorra exagero ao se alimentar. O ideal é fazer uma refeição saudável antes de ir para essas festividades.
Mastigue devagar e saboreie a preparação. Por fim, tire o foco da comida, circule mais, converse relaxe e divirta-se. Aconselho que esses hábitos alimentares aconteçam em todos as refeições ao longo do ano que está por vir. Os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar, ou seja o que difere no seu resultado não é o que você come do natal ao ano novo, e sim, do ano novo ao natal.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 22/12/2020
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324