Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 17° Agora: 21° Sábado, 19 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,807 Euro agora: R$ 6,596
Cultura


Coral Cidade dos Profetas mantém a tradição com concerto especial na Semana Santa de Congonhas

Criado em Congonhas há mais de 35 anos, o Coral Cidade dos Profetas foi convidado desde o início a se apresentar na Semana Santa da cidade



Foto: Divulgação/ Carol Lacerda


O concerto oferece ao público uma seleção especial de composições raras da música colonial mineira

O Coral Cidade dos Profetas renova, ano após ano, a tradição de interpretar os sons antigos de Minas durante a Semana Santa de Congonhas, cidade que abriga um dos maiores patrimônios culturais e religiosos do país. Neste ano, essa história continua. Neste sábado, dia12, às 20h, o coro retorna à Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para um espetáculo cênico-musical, com orquestra convidada e dramatização de cenas da Paixão de Cristo pelo grupo Dez Pras Oito.

O concerto oferece ao público uma seleção especial de composições raras da música colonial mineira, presentes no álbum Coral Cidade dos Profetas interpreta obras inéditas do Período Colonial. O repertório inclui, ainda, peças como “Hosana Filio Davi”, de autoria desconhecida, que remonta a entrada triunfal de Jesus Cristo a Jerusalém.

Criado em Congonhas há mais de 35 anos, o Coral Cidade dos Profetas foi convidado desde o início a se apresentar na Semana Santa da cidade. Com o passar do tempo, essa participação cresceu, se consolidou e virou uma tradição.
A memória dessa trajetória é compartilhada por pessoas como a coralista Maria Zélia Senra Barbosa, 92 anos, que acompanha o grupo desde sua fundação e tem sido presença constante nos concertos. “A música colonial mineira é linda e cheia de detalhes. É difícil explicar o que sentimos, mas ficamos entusiasmados em participar da Semana Santa e dar mais brilho à celebração. Para mim, é um orgulho estar no Coral desde o começo e acompanhar sua evolução ao longo dos anos”, conta.

Este concerto, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Canto Livre, patrocínio da Cemig e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Coral Cidade dos Profetas
Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — "Missa em Fá de Lobo de Mesquita", "Mestres do Colonial Mineiro", "CD em Louvor à Virgem Maria" e “Coral Cidade dos Profetas interpreta obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais.

Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado como as Semanas Santas e os Festivais de Inverno, além de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância.

Serviço
Concerto de abertura da Semana Santa de Congonhas
Data: 12 de abril, sábado, às 20h.
Local: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Praça do Santuário, 180 - Basílica - Congonhas/MG).
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 11/04/2025 - 09:18


Comente esta Notícia