Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 23° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Conheça mais sobre a importância do Biomédico no HMSJ



Fotos: Divulgação


 

Responsáveis por realizarem o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ecoepidemiológicos e ambientais através de análises físico-químicas e em nível celular, os biomédicos são celebrados no dia 20 de novembro. A data foi escolhida por fazer referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

O campo de atuação desse profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunológica, Psicobiologia, dentre outras. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições que possam ser dadas pela área da Saúde em cada campo.

Para exercer o cargo de biomédico é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina. A atuação profissional é regulamentada e permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

Dentre suas diversas habilitações, o biomédico é responsável por realizar pesquisas científicas e laboratoriais com base na fisiologia humanas e nos aspectos estruturais do organismo – células, tecidos e órgãos -, para apoiar o diagnóstico e o tratamento de patologias.

A Biomedicina possui mais de trinta e cinco áreas de atuação, dentre elas, encontra-se o Banco de Sangue, como é o caso do Hospital e Maternidade São José. Nesse ambiente, o trabalho do biomédico abrange todo o processo de análise e preparação da bolsa de sangue passando pelas etapas de preparo dos hemocomponentes do sangue (plaquetas, plasma, concentrado de hemácias), testes pré-transfusionais, além de atuar na bancada realizando teste de compatibilidade e tipagem sanguínea, liberando, assim, a bolsa para a infusão no paciente.

O biomédico tem a função de auxiliar e supervisionar a equipe na condução de intercorrências no processo pré e pós-transfusão, além de buscar soluções para garantir a eficácia dos processos, com o objetivo de manter a qualidade e segurança do serviço ofertado ao paciente.

O HMSJ realiza, em média, a transfusão de 220 bolsas mensais. Os setores que apresentam maior demanda são a Urgência e Emergência. Quando se trata de transfusão é sempre importante os pacientes terem conhecimento sobre o seu tipo sanguíneo, e recomendamos que mantenham essa informação junto com seus documentos ou que seu acompanhante tenha esta informação, pois em caso de acidente grave, com perda significativa de sangue que não haja tempo hábil para realizar os testes pré- transfusionais, essa informação pode ajudar a salvar a vida do paciente, caso não haja estoque de sangue tipo O negativo.

Aproveitando a oportunidade, reforçamos a importância da doação e deixamos aqui um convite para que a população doe sangue. Uma pessoa pode salvar até 4 vidas. Para fazer a doação o doador precisa: ter entre 18 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; estar em boa condição de saúde.

Site: www.saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: (31) 3769-6964

Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 21/11/2024 - 19:34


Comente esta Notícia