reprodução internet
Nem tudo que parece saudável é, de fato, bom para o organismo. De acordo com especialistas em nutrição entrevistados pelo MailOnline, alguns alimentos amplamente vistos como opções "nutritivas" podem conter níveis elevados de açúcar, gordura e sal, rivalizando com itens considerados pouco saudáveis, como donuts ou hambúrgueres tradicionais.
Confira abaixo uma lista com oito desses alimentos "enganosos":
Xarope de agave
Apontado como alternativa ao açúcar, o agave possui alta concentração de frutose, cerca de 70 g a cada 100 g. Apesar de ter um impacto menor nos níveis de glicose no sangue, é considerado um “açúcar livre”, que deve ser consumido com moderação.
2. Leites vegetais
Embora sejam populares entre veganos e intolerantes à lactose, alguns leites vegetais possuem açúcar adicionado e aditivos. A dica é optar por versões sem açúcar e fortificadas com nutrientes essenciais.
3. Abacate
Apesar de suas gorduras boas, um abacate médio pode conter até 250 calorias e 20 g de gordura. O consumo em excesso pode levar a um aumento calórico indesejado.
4. Granola
Frequentemente associada a dietas saudáveis, muitas granolas industrializadas contêm altos níveis de açúcar e óleos adicionados. Em alguns casos, 50 g podem ter tanto açúcar quanto uma rosquinha. Prefira opções caseiras ou com baixo teor de açúcar.
5. Óleo de coco
Embora seja um queridinho das dietas, o óleo de coco possui 90% de gordura saturada — mais do que a manteiga. Seu consumo em excesso pode elevar os níveis de colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas.
6. Batatas fritas vegetarianas
Mesmo sendo feitas de vegetais como couve-flor ou brócolis, essas batatas fritas geralmente têm tanto sal, gordura e óleo quanto as versões tradicionais.
7. Hambúrgueres veganos
Produtos à base de plantas, como hambúrgueres veganos, podem conter emulsificantes, estabilizantes e altos níveis de sal e gordura saturada. Alternativas menos processadas, como tofu e leguminosas, são mais indicadas.
8. Salada Caesar
O molho cremoso, croutons e queijo tornam a salada Caesar uma opção altamente calórica, rica em gordura e sal. Para torná-la mais saudável, prepare o molho em casa e substitua os croutons por sementes ou oleaginosas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 18/11/2024 - 17:20