Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 21° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


20 de novembro será feriado nacional pela primeira vez: entenda o motivo



foto: divulgação


 

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será, pela primeira vez, um feriado em todo o território nacional. A data, que já era feriado em alguns estados e municípios, foi elevada a essa condição após um decreto presidencial promulgado no final de 2023, reforçando a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.

Instituída pela Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a celebração homenageia Zumbi dos Palmares, ícone da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta por liberdade e justiça. Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar milhares de pessoas escravizadas que fugiram em busca de liberdade. A escolha do dia 20 de novembro remete à morte de Zumbi em 1695.

### **Mais do que um feriado: um momento de reflexão**
Além de celebrar a memória de Zumbi, o dia também destaca a importância de ações que promovam igualdade racial e enfrentem o racismo estrutural ainda presente na sociedade brasileira. O feriado busca ser um marco para debates, atos culturais e ações que celebrem a cultura afro-brasileira.

Rio de Janeiro terá "superferiado" em 2024
No Rio de Janeiro, o 20 de novembro integra um "superferiado" neste ano. A cidade, que recebe a Cúpula de Líderes do G20 entre os dias 18 e 19 de novembro, terá feriado prolongado desde o dia 15, devido à Proclamação da República, até o Dia da Consciência Negra.

A decisão de conceder feriados para o evento internacional foi tomada por questões de segurança e logística, já que o fórum reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo e provoca grandes mudanças na dinâmica da cidade.

O que esperar deste marco histórico
Com o reconhecimento nacional da data, espera-se que o feriado proporcione mais visibilidade à causa racial no Brasil e motive a sociedade a refletir sobre o passado de escravidão do país, além de reforçar a luta por igualdade e respeito às diferenças culturais e históricas.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/11/2024 - 12:20


Comente esta Notícia