Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 20° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,124
Comunidade


Gerdau doa escultura de aço a Lafaiete e promove workshop de arte pública com artistas locais



foto: prefeitura de Lafaiete


 

Como parte das celebrações de seu 120º aniversário, a Gerdau realizará a entrega oficial de uma imponente escultura de aço intitulada "Da Terra Brotam Coisas", nesta sexta-feira, 22. A obra, com quatro metros e meio de altura, foi criada pelos renomados artistas plásticos Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa e será incorporada ao acervo permanente da cidade de Conselheiro Lafaiete. Esta escultura, selecionada por meio de um edital lançado pela Gerdau em 2021, será doada ao município e instalada na Praça Chiquito Furtado, oferecendo acesso gratuito a toda a população.

O projeto, que também inclui a instalação de outras oito peças de artistas mineiros em diferentes municípios do estado, visa enaltecer a rica história de Minas Gerais e fortalecer os laços da empresa com as cidades onde está presente. Esta é a quinta obra entregue pela Gerdau, com a primeira delas já instalada no Jardim do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Além da entrega da escultura, a Gerdau promoverá um workshop no dia 23 de setembro. O evento oferecerá ao público interessado uma abordagem teórica e prática sobre esculturas de arte pública, expostas em ambiente aberto, muitas vezes expostas às condições climáticas e acessíveis ao público em geral. A oficina de um dia será dividida em uma parte teórica (três horas de aula) e uma parte prática (três horas de aula), abordando tópicos relacionados às artes visuais, com ênfase nas práticas escultóricas, projetos, maquetes e materiais. As inscrições estão disponíveis no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGwkazvje9uofYwk0mFy4rN7gmDiKtgOT9HjXwepC0BIuijQ/viewform?pli=1)

 

 

 

Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau, destacou a importância de homenagear Minas Gerais, um estado de grande relevância na história de 120 anos da empresa. "Este edital confirma o quanto temos artistas talentosos em Minas Gerais. Foram quase 100 artistas inscritos, e tenho certeza de que a comissão curadora teve muito trabalho para escolher os vencedores. Participar desses projetos culturais é motivo de muito orgulho para nós da Gerdau", enfatizou Gomes.

A escultura "Da Terra Brotam Coisas", produzida inteiramente em aço, possui quatro metros e meio de altura e incorpora conceitos de arte pública. A obra evoca artisticamente Minas Gerais, valorizando aspectos culturais, históricos e identitários do estado. Além de sua função artística, a escultura tem o poder de atrair atenção, evocar referências e memórias, bem como estabelecer diálogos conceituais e estéticos com o espaço urbano e o público. O título da obra faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, bem como às expressões e ao conhecimento típicos de Minas Gerais.

O projeto da Escultura Arte em Aço, de Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa, é apresentado pelo Governo de Minas, com patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura de Minas Gerais (Secult/MG), com produção da Associação Carabina Cultural e apoio da Prefeitura de Barão de Cocais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 20/09/2023 - 20:50


Comente esta Notícia