Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Comunidade


Cidades Históricas de Minas Gerais realizam Congresso Internacional do culto ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Evento destaca a tradição religiosa portuguesa enraizada em toda Minas Gerais, um dos cultos mais antigos de toda a cristandade




 

O Congresso Internacional do culto ao Bom Jesus de Matosinhos chega a sua segunda edição e, neste ano, será realizado no Brasil em dois Patrimônios Culturais da Humanidade, Ouro Preto e Congonhas, entre os dias 13 e 15 de setembro, de forma gratuita e aberta ao público.

Com o objetivo de estudar a importância, tradição e projetar a devoção ao Senhor do Bom Jesus de Matosinhos, o evento dedica atenção especial à relação entre Portugal e Brasil, a partir do culto ao Senhor Bom Jesus, nascida na cidade litorânea portuguesa de Matosinhos e adotada por mais de 30 cidades mineiras, sendo considerada uma das mais antigas tradições de toda a cristandade.

Essa devoção tem origens antiquíssimas. Segundo uma lenda, ela nasceu quando uma imagem de Jesus crucificado foi encontrada em uma praia de Matosinhos, em Portugal, no ano de 124.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais, visitas guiadas e exposição dedicada ao Senhor de Matosinhos, são algumas das atividades do Congresso. Haverá, ainda, programação na cidade de Congonhas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos - Patrimônio Cultural da Humanidade - no dia consagrado ao Senhor de Matosinhos, 14 de setembro.

O Congresso é realizado pela prefeitura de Ouro Preto, Câmara Municipal de Matosinhos (Portugal), Prefeitura de Congonhas e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Confira a programação completa do Congresso Internacional do culto ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Texto e artes: Arquivo Congresso




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 23/08/2022 - 07:00


Comente esta Notícia