Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,090
Comunidade


Agora é lei: Câmara aprova projeto que incentiva e regulamenta o uso de bicicletas em CL

Ideia foi levada ao Legislativo pelo professor e estudantes da Escola Municipal Napoleão Reis




 

Uma reivindicação antiga do estudante Erik Dias Gonçalves e do professor Luiz Paulo Rivelli Nogueira, da escola municipal Napoleão Reis, chegou à Câmara Municipal de Lafaiete e foi abraçada pelo vereador Fernando Bandeira (PTB). Rivelli e Erik sonhavam com a instalação de bicicletários nas escolas da cidade, de forma a incentivar o seu uso e também para que os alunos economizassem com transporte público e vans.

Depois de algumas reuniões, o vereador montou o projeto 025/2022 e o apresentou em plenário, conclamando seus pares a apoiarem a iniciativa. Além dos espaços para a guarda das bikes, a proposta foi mais além e instituiu o uso da bicicleta como meio de mobilidade urbana no município.

Segundo afirmou Bandeira em sua justificativa, a iniciativa visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte para melhorar a mobilidade urbana em CL, uma vez que o incentivo ao uso da bicicleta mostra-se conveniente, em razão das vantagens que proporciona ao ciclista, resultando em uma melhoria, não só na sua saúde física, emocional e psicológica, mas também por acarretar benefícios ao meio ambiente e à sua preservação.

Ainda de acordo com o parlamentar, o uso de bikes como meio de locomoção pode também colaborar para minimizar os efeitos dos problemas que estamos vivenciando relacionados à crise no transporte público municipal e à alta dos preços dos combustíveis, sem mencionar que a referida adesão trará maior agilidade no trânsito, diminuindo o número de veículos nas ruas, o que resultará em uma maior qualidade de vida aos lafaietenses.

O vereador fez questão de esclarecer que a propositura – que foi aprovada por unanimidade na noite do dia 31 de maio, não trará impacto aos cofres municipais, pois a implementação dos bicicletários ocorrerá por meio de doação a ser realizada por cidadãos ou empresas que queiram contribuir para a melhoria do trânsito e mobilidade de nosso município. Rivelli, Erik e outros estudantes estiveram na reunião da Egrégia que aprovou o projeto e comemoraram o feito, dizendo que agora é cobrar das autoridades a implementação e execução da proposta, além de sensibilizar o empresariado local a investir nos bicicletários. Luiz Paulo agradeceu aos vereadores durante a sessão por acreditarem na iniciativa e aprovarem a proposta.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 09/06/2022 - 09:29


Comente esta Notícia