Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 20° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,808 Euro agora: R$ 6,100
Região


Moeda, a região que driblou a coroa portuguesa no passado

Para fugir dos altos impostos sobre o ouro, uma fábrica forjava moedas falsas, assim nasceu a Fazenda da Moeda




 

Aos pés da Serra da Moeda, município é cercado por natureza e cachoeiras

A pequena Moeda, localizada a 73km de Lafaiete e com quase cinco mil habitantes, preserva em sua história acontecimentos curiosos. Seu surgimento remete ao final do século XVII e, como muitas cidades mineiras, os bandeirantes paulistas foram os primeiros habitantes durante a corrida pelo ouro.

No século XVIII, funcionava na região uma fábrica clandestina de moedas falsas, feita por portugueses interessados em fugir dos altos impostos do ouro. Após serem descobertos e punidos, a fábrica foi fechada e o local passou a ser conhecido como Fazenda da Moeda. Posteriormente, instalou-se ali o povoado de São Caetano da Moeda, que com o tempo passou a se chamar apenas Moeda.

Nas ruínas de Moeda Velha é possível visitar a antiga casa usada para driblar o imposto da coroa portuguesa. Para chegar lá, é possível seguir pelo calçadão, uma trilha de pedra com mais de 300 anos. Feito pelos escravos, era o caminho usado para chegar até a fundição. O caminho termina no alto da serra.

Aos pés da serra de mesmo nome, a paisagem sinuosa e o belo relevo de morros chamam a atenção dos turistas, que podem contemplar uma visão panorâmica do Vale do Paraopeba no ponto mais alto. A serra também reúne praticantes de esportes radicais, como o voo livre.

As cachoeiras do Paiolinho, do Pessegueiro e do Limoeiro fazem parte dos atrativos naturais na região. Localizadas a aproximadamente 15km do centro, oferecem piscinas naturais para refrescar banhistas, que têm contato direto com a natureza e até mesmo com as áreas de camping.

A estação ferroviária, inaugurada em 1919, é o cartão-postal da cidade. Abriga também a Biblioteca Municipal com um acervo para pesquisa em livros. A igreja do Senhor do Bom Jesus de Porto Alegre possui mais de 240 anos e, segundo a história, foi construída em um antigo cemitério. Todo mês de agosto é palco da festa em homenagem ao santo de mesmo nome, para comemorar sua construção.

A Estação Ferroviária abriga também a Biblioteca Municipal




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 19/12/2021 - 18:00


Comente esta Notícia