Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 25° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,789 Euro agora: R$ 6,074
Região


Com muita vontade de trabalhar e determinação, Fábio Dutra assume a prefeitura de Caranaíba

Preparado para “descascar muitos abacaxis”, foco da gestão será em infraestrutura e mobilidade para a população




Fábio Henriques Dutra assume Caranaíba e terá muito trabalho pelos próximos anos

Eleito para seu primeiro mandato, Fábio Henriques Dutra (MDB) possui muitos planos para Caranaíba. Na oitava semana do especial “Desbravando o Paraopeba” conversamos com o prefeito que já está colocando a mão na massa para melhorar a infraestrutura do município. Com grande foco em facilitar a mobilidade dos moradores pelas estradas rurais, Fábio irá investir na agropecuária e fortalecer o produtor rural. Esse trabalho foi realizado em parceria inédita do Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM, circulando por 22 cidades mineiras da região. Confira agora a entrevista completa com exclusividade para o Jornal CORREIO.

Que fatores pesaram positivamente para a sua eleição?

Isso aí foi um grande fator. A vontade de mudança do povo, todo mundo me questionando. Vários moradores durante a campanha, me falaram de grandes necessidades ligadas, principalmente, às péssimas condições das estradas vicinais do nosso município. E, além disso, o pessoal da zona rural ficou aquém, sem estradas. Não tinha como fazer um trabalho nem na educação, nem na saúde porque não tinha estrada para o pessoal vir. Então, o que prometemos fazer hoje, segundo nossa vontade, é dar o direito de ir e vir para todos. Um bom acesso. E trabalhar dentro do básico: saúde, estrada, educação e segurança

Como foi feita a escolha do seu secretariado?

A escolha foi muito pensada. Busquei pessoas que tivessem um certo espírito de liderança. Algumas delas já tinham até uma certa experiência em cada setor. Estou buscando deixar bem amplo para todos os meus secretários o poder de gerir cada setor. É lógico, fazer acompanhamento deles, com reuniões periódicas, para estar cobrando o que foi proposto para eles. Quero reuniões periódicas com eles para acompanhar lado a lado o secretariado que nós escolhemos.

Já foi possível se inteirar da real situação financeira do município?

Um pouco. Já verificamos várias pendências, multas. Pagamos multas referentes a novembro, têm outras referentes a dezembro, há vários financiamentos em atraso. Não fizemos todo o levantamento, ainda estamos terminando, para aí sim fazermos uma reunião e refazer isso tudo. Sabemos que tem muito “abacaxi para ser descascado”.

Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe irão encarar já no começo desta gestão?

A pandemia. Isso é fato. É um dos maiores desafios. Outro desafio que está pegando muito é a questão das estradas. Temos um propósito, um plano de governo que seria trabalhar dentro do básico da saúde, estradas, educação e segurança. Dentro deles, sem estradas, você não consegue nenhum deles. Então, nosso maior desafio hoje, são as estradas vicinais do município.

Qual é a sua maior meta para esses próximos 4 anos?

É trabalhar de forma incansável para promover melhores condições de vida para todos os caranaibenses. Melhor qualidade de vida de um povo, que há muito, vem sofrendo. Combater a desigualdade, que existe muito em nosso município. Temos que tentar combatê-la, através de um bom trabalho, voltado exclusivamente para o povo.

Que setores exigirão um empenho maior da sua administração? Por quê?

Todos os setores, para mim, são essenciais. Vale destacar, mais uma vez, o setor de obras. Exceto a saúde que também não podemos esquecer, a pandemia está aí para todos. Mas a parte de obras e estradas são essenciais.

Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?

Aqui é o setor agropecuário. Pretendo fazer a criação de programas e incentivo ao pequeno e médio produtor rural. Além de fazer um trabalho voltado em parceria com a EMATER, que é um grande aliado que temos no município.

Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?

Artesanato, pecuária, a agricultura também, que está começando a fazer um trabalho novo junto com a EMATER. Pretendemos dar uma atenção maior para isso.

Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?

Estamos tentando fazer parcerias com empresas e cooperativas, para fomentar até mesmo a agricultura e outras fontes de renda que possam vir para o município. É um trabalho a longo prazo.

Existe alguma obra ou projeto parado que deve ser retomado durante a sua gestão?

Sim. Tem um recapeamento asfáltico em algumas ruas, que foi parado por falta de recursos federais. Estamos fazendo o levantamento para tentarmos dar andamento nessa obra. É a única.

A cidade estuda a possibilidade de realizar algum concurso público? Em caso positivo, há algum planejamento de quando isso deve acontecer?

Não. Já estamos com um concurso vigente, feito recentemente, um ano atrás. É válido até janeiro de 2022, podendo ser renovado por mais dois anos. Então, não tem como. Faremos alguns processos seletivos no mês de março, para algumas demandas que não entraram no concurso. Será feito processo seletivo, a maioria é na área da saúde, do NASF (Núcleo de Apoio de Saúde da Família), agentes do PSF e serventes de obras.

Como tem sido a sua relação com a Câmara?

Até então, boa. Não tenho problema com nenhum dos vereadores. Espero que tenhamos uma boa relação futura.

O que os moradores podem esperar da sua administração?

Os moradores podem esperar transparência, trabalho e serviço. Estarei atendendo às demandas. Um governo com seriedade, ética, disponibilidade e atenção, para trabalhar com todo o povo.

Haverá um canal aberto para a comunicação com a imprensa? E com a comunidade?

Sim, imprensa é fator primordial hoje em uma administração. O município hoje já dispõe do portal da transparência, mas nossa intenção é fazer divulgação de todos os atos, um informativo geral de todas as obras.

Suas considerações.

Agradecer ao Jornal CORREIO, que nos deram essa oportunidade. Tenho certeza de que se trata de um excelente meio de comunicação e que vamos tentar parcerias futuras. Agradecer ao povo de Caranaíba. Eles podem confiar em mim. Estou aqui para fazer um trabalho com muita igualdade. Estou com muita vontade de trabalhar e apresentar um bom trabalho para esses quatro anos.

A cidade, com pouco mais de três mil habitantes, precisa de obras em estradas vicinais

Conheça mais sobre Caranaíba

Na divisa com Santana dos Montes e Cristiano Otoni, encontra-se Caranaíba, uma cidade com pouco mais de três mil habitantes. Localizada a 32 km de Conselheiro Lafaiete, preserva em sua história a cultura e religiosidade da população, com festividades típicas e bandas de congado.

A igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória possui o adro inspirado no trabalho de Aleijadinho na igreja do Bom Jesus em Congonhas, além de altar todo em madeira com detalhes em ouro. As belezas naturais fazem parte do roteiro. Cachoeiras e trilhas garantem o turismo na região, com pousadas e fazendas para aproveitar ainda mais o interior mineiro.

Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba

Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população

Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou

Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar

Entre dívidas e cheques sem fundos, nova gestão assume Catas Altas da Noruega e se prepara para sair do vermelho

Trabalho que avança: reeleito para o segundo mandato, Luiz do Zeca se prepara para colocar a casa em ordem

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural

Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de Santana dos Montes, Avanilson Alves de Oliveira (Republicanos).




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 24/03/2021 - 11:43


Comente esta Notícia