Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Região


Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar

Reeleito para o segundo mandato, José Walter Resende pretende fortalecer também o turismo da região




A Igreja Matriz Nossa Senhora das Brotas é um dos cartões-postais da cidade

O especial “Desbravando o Paraopeba” está em sua quinta semana, desta vez em Entre Rios de Minas, para conversar com o prefeito reeleito José Walter Resende Aguiar (PSB). Com foco na geração de renda para a população e fomentos para o setor da agricultura, a cidade pretende atrair empreendimentos que gerem emprego e desenvolvimento regional. Esse material é fruto da parceria entre o Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM. Confira a entrevista completa.

Por que buscar um novo mandato?

Na vida, cada um de nós tem uma missão. E eu sempre gostei da área política. E nós somos motivados a participar porque achamos que temos uma contribuição a dar com a comunidade. Daí a vontade de ser prefeito, para estar concluindo essa vontade. O segundo mandato me motivou porque colhemos da comunidade uma aprovação no primeiro mandato. Por essa razão, resolvemos nos candidatar. Era quase um pedido da comunidade.

Que fatores pesaram positivamente para a sua reeleição?

Nós compusemos um secretariado não apenas político, mas, na maioria das vezes, técnico.

Houve mudanças no seu secretariado? Em que pastas? E por quais razões?

Sim. Tivemos quatro mudanças: secretaria de administração, finanças e planejamento, secretaria de desenvolvimento sustentável, secretaria de saúde e educação. Porque alguns pediram para sair e outro se candidatou a vereador.

Qual é a situação financeira do município?

A situação não difere muito da situação de muitos municípios que, como o nosso, não possuem uma grande empresa que contribua, por exemplo, com o ICMS. Nossa principal receita vem da União com o FPM e do estado com o ICMS. Nós procuramos administrar economizando cada real e aplicando tudo de maneira a melhorar a vida dos cidadãos.

Qual o balanço da última gestão?

Conforme disse, tivemos uma aprovação muito grande da comunidade. Então isso nos motivou na segunda candidatura, que foi vitoriosa por uma margem razoável de votos. O que pretendemos neste mandato é manter a mesma coisa dos outros: cada secretaria se esforçou ao máximo para dar o melhor de si para nossa comunidade.

Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe irão encarar já no começo desta gestão?

Nosso maior desafio é a questão da renda do município. Das 22 cidades no entorno, nós temos a menor renda de receita per capita. Então, é um grande desafio para nós mantermos o que fizemos no primeiro mandato. Uma coisa que influencia muito é a pandemia, que causa desemprego, um desassossego muito grande dos comerciantes. Nós temos aqui o setor de serviços, um setor muito importante, ao lado da agropecuária. Então isso nos trouxe dificuldades.

Qual é a sua maior meta para esses próximos 4 anos?

A maior meta é atender aos anseios da população, principalmente no tocante à geração de emprego e renda e também da saúde. Saúde é primordial, o bem maior que nós temos. São os setores que demandarão mais trabalho: saúde, educação e aumento de renda.

Qual é a base da economia da cidade?

O que será feito para fomentar esse setor? É a agropecuária e o setor de serviços. No caso da agropecuária, temos feito dias de campo, temos trabalhado a formação dos nossos produtores de agricultura familiar. Também estamos introduzindo novas tecnologias, temos feito cursos de aperfeiçoamento. Tudo isso visando a produção e a produtividade. No setor de serviços temos procurado apoiar, principalmente nesta época de pandemia.

Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?

Temos a secretaria de cultura, esporte, lazer e turismo, então todas as nossas ações nessa secretaria visam trazer o turismo para nossa cidade. É uma indústria limpa e muito promissora no futuro. Sem falar que as ações das outras secretarias também vão nesse sentido de apoiar o turismo no nosso município.

Emprego e renda, aliás, são desafios para qualquer gestão. Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?

Temos contactado empresas para ver como podemos trazer mais desenvolvimento, emprego e renda para a população.

Existe alguma obra ou projeto parado que deve ser retomado durante a sua gestão?

Temos uma rodoviária que está parada há 16 anos. Ela não foi acabada, mas foi inaugurada, através do Ministério do Turismo. Logo que entramos, tivemos que fazer uma auditoria nessa rodoviária para ver o que poderíamos fazer. Procuramos o Ministério do Turismo, mas falaram que a obra já foi dada como terminada e não poderia liberar mais recursos para ela. Então, essa é a obra que temos parada. Entramos na Justiça para ver responsabilidades e estamos aguardando pronunciamento. Enquanto isso, não podemos fazer nada.

A cidade estuda a possibilidade de realizar algum concurso público? Em caso positivo, há algum planejamento de quando isso deve acontecer?

Por enquanto não. Estamos administrando com contratação temporária.

Como tem sido a sua relação com a Câmara?

Tivemos algumas dificuldades com a Câmara no mandato passado. Alguns projetos e vetos que foram rejeitados. Mas nossa relação com essa Câmara já mudou completamente. Pensamos que juntos poderemos fazer mais pela nossa comunidade.

O que os moradores podem esperar da sua administração?

Podem esperar um mandato que seja próximo, igual ou até melhor que o mandato passado. Vai depender muito dos aportes financeiros que tivermos, mas temos esperança de que conseguiremos fazer um mandato tão bom quanto o primeiro.

Haverá um canal aberto para a comunicação com a imprensa? E com a comunidade?

Temos o portal da transparência, onde colocamos todas as ações da prefeitura. Fazemos questão de primar pela transparência. Todas as licitações, decretos e portarias estão lá. Não fazemos promessas. Fizemos uma campanha sem prometer nada. A única promessa que nós fizemos foi a de nos empenhar para melhorar a vida de nossos cidadãos.

José Walter Aguiar se prepara para o 2º mandato com foco na geração de emprego e renda

Conheça Entre Rios de Minas

Entre Rios de Minas, berço do cavalo campolina, é um município mineiro, localizado a 52km de Conselheiro Lafaiete. O acesso é feito pela MGC-383. Com cerca de 15mil habitantes, a cidade é considerada o portão do Circuito da Trilha dos Inconfidentes e possui belíssimas construções históricas com estilos arquitetônicos variados. Uma das comemorações mais tradicionais é a festa para a padroeira Nossa Senhora das Brotas, comemorada em 15 de agosto. Para o turismo, além de pousadas e fazendas, Entre Rios de Minas abriga o sítio arqueológico Casa de Pedra do Gambá, com ruínas da época da expedição do bandeirante Fernão Dias, no século XVIII.

Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba

Entre dívidas e cheques sem fundos, nova gestão assume Catas Altas da Noruega e se prepara para sair do vermelho

Trabalho que avança: reeleito para o segundo mandato, Luiz do Zeca se prepara para colocar a casa em ordem

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural

Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de Jeceaba, José Donizete Almeida Maia (PDT).




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 03/03/2021 - 15:14


Comente esta Notícia