Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 16° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,109
Comunidade


Previsão de chuvas intensas na região deixa Defesa Civil de Lafaiete em alerta




Os últimos dias foram de muito trabalho para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes da prefeitura de  Lafaiete devido à intensidade de chuvas que ocasionaram diversas ocorrências. O alerta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou, que entre os dias 22 a 24 de janeiro, os índices pluviométricos seriam altos com potencias de danos catastróficos em toda a região leste de Minas Gerais. Desde então, a Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete entrou em estado de atenção evoluindo para estado de alerta no dia 24/01,  neste dia, o acúmulo pluviométrico registrado foi de 129 mm, com esta intensidade os córregos Ventura Luís, Moinhos, Lava Pés, Amaro Ribeiro e Rubi tiveram seus volumes consideravelmente aumentados, sendo que em vários pontos suas devidas planícies de inundações foram ocupadas ou seja, os córregos saíram das calhas e transbordaram.

Já o Rio Bananeiras evoluiu da cota de 0,30 m para 1,70 m às 8h da manhã do dia 24/01, sendo que às 23 horas do mesmo dia, o nível estava em 2,70 m. Na sede principal de Lafaiete, as inundações foram registradas nos bairros Carijós, Triângulo II, Santa Matilde, Barreira passando por Gagé se estendendo até à Fazenda Paraopeba.
A Defesa Civil recebeu muitos chamados, priorizando àqueles com alto potencial de riscos para a vida, que são os casos de deslizamentos e desabamentos. Também foram atendidos pontos de inundações, onde moradores foram retirados de suas residências com o apoio do Corpo de Bombeiros.
O Coordenador Defesa Civil Augusto Júnior Araújo esclareceu que não procede a informação de que uma barragem teria se rompido na região das Bandeirinhas. A Defesa Civil esteve no local averiguando a situação, e constatou tratar-se de 2 bacias de amortização de águas conhecidas como “barraginha”, que tiveram vazamentos devido ao alto índice pluviométrico.
Ainda segundo o coordenador, durante este período de chuvas intensas o resultado foi de 22 desalojados, 3 residências interditadas, 1 desaparecido, 1 rua interditada (rua Dr. Moreira, São Sebastião). Ele informou ainda que foi oferecido aos desalojados abrigo temporário no Pólo da UAB, com disponibilidade de colchonetes e cobertores, no entanto, todos optaram por se alojarem em casas de familiares ou amigos.
“As atividades da Defesa Civil foram concentradas nos dias 24, 25 e 26/01 totalizando 60 horas priorizadas para as ocorrências com alto potencial de danos humanos. Outras vistorias serão ainda realizadas durante a semana que se inicia, para que todos os chamados sejam finalizados e toda a população que depositou sua confiança nos serviços da Defesa Civil, seja atendida com total zelo e atenção”, ressaltou Augusto.
A Defesa Civil contou também com o apoio da Guarda Municipal, do SAMU, equipes da Secretaria de Obras e Localix. Logos após o término das chuvas as equipes de obras e Localix realizaram prontamente a limpeza das ruas atingidas.
O prefeito Mário Marcus emitiu um comunicado mobilizando a equipe da Defesa Civil, secretários e servidores de todos os setores, Guarda Municipal e departamento de transportes do município que ficaram à disposição durante todo o final de semana atuando em diversas frentes. O prefeito está avaliando, juntamente com a equipe da prefeitura, as ocorrências a fim de tomar as devidas providências. Mário Marcus ressalta que a administração municipal continua de prontidão e em estado de alerta caso sejam necessárias novas intervenções.
Conselheiro Lafaiete foi declarada, por iniciativa do Governador Romeu Zema, como estado de emergência, juntamente com outras 98 cidades mineiras, o decreto tem vigência de 180 dias.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 27/01/2020 - 12:22


Comente esta Notícia