Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,075
Comunidade


Vagas em creche aumentam quase 60% em 3 anos




58%: esse é o percentual de aumento no número de vagas nas creches municipais de Lafaiete nos últimos 3 anos. De acordo com o prefeito Mário Marcus Leão Dutra (DEM), com ampliações de vagas em creches já existentes na escola municipal Doutor Rui Pena (Caic) e CEI Maria Dutra Franco, na municipal Jair Noronha, somando-se à inauguração das creches Dona Mariinha Biagioni (foto 2) e Geraldo de Assis Zebral (foto 1), mais de mil crianças passam a ter suas vagas garantidas. Além dos novos espaços, outras creches passaram por reformas e melhorias ou até receberam novas instalações, com o objetivo de atender maior número de crianças com mais conforto e qualidade.

Conforme os dados repassados pelo próprio prefeito, em 2017 havia 687 crianças matriculadas em creches de Lafaiete: “A lista de espera era contundente. Nos últimos 27 anos, as estruturadas tinham sido criadas e os profissionais, contratados para atendimento a essas 687 crianças. Assim, ainda em 2017, começamos uma força-tarefa para diminuir esse quantitativo. Hoje esse número foi ampliado, criando mais 400 vagas. Com as mudanças e as inaugurações, passamos a atender mais de 1.000 crianças”, detalha. 

Também segundo Mário Marcus, a fila para o Maternal II (crianças de 3 meses a 3 anos e 11 meses) foi zerada este ano. “No entanto, o empenho continua para que o atendimento à demanda seja totalizado. A prefeitura está reestruturando outros espaços físicos existentes, reorganizando a estrutura escolar para tentar zerar a lista de espera. Todos os esforços estão sendo empreendidos para que mais vagas sejam oferecidas”, afirma. 

E um dos caminhos para isso passa pela conclusão de obras paralisadas. “A creche do Arcádia / JK, inaugurada recentemente, foi iniciada em 2011, mas estava paralisada e abandonada pela construtora. Com muito trabalho, a obra foi concluída com recursos próprios, inclusive com as instalações elétricas, de gás canalizado e sistema de prevenção contra incêndio e pânico”, situa.

Outra obra paralisada é da creche no bairro Bela Vista, tema de várias matérias no Jornal CORREIO devido ao alto investimento seguido de paralisação e depredação da estrutura: “A atual administração tem muito interesse em concluir essa obra. Já foi contratada uma empresa de engenharia que elaborou os projetos necessários para a conclusão e a administração. Já recebemos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a resposta positiva da aprovação para a retomada da obra. Para que possamos licitar a obra, só falta a assinatura do Termo de Convênio, a qual estamos aguardando ansiosamente que seja disponibilizada pelo FNDE. A conclusão da obra será custeada com recursos próprios”, acrescenta.

Para o prefeito, o saldo até o momento é muito positivo: “Nos orgulhamos dos dados até então alcançados. Isso nos motiva a continuar nos empenhando para que esses números sejam ainda mais positivos. Comemoramos, também, que atualmente todas as escolas do município, com mais de 12 mil alunos, mantêm a mesma qualidade de ensino, alcançando altos índices em avaliações pedagógicas realizadas constantemente por órgãos estaduais e federais”, finaliza.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 02/01/2020 - 11:06


Comente esta Notícia