Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Comunidade


Homenagem ao artista, construtor e arquiteto Vicente Rapadura




O artista, construtor e arquiteto Vicente Martins Alves, o Vicente Rapadura, faleceu no dia 23 de dezembro. Auto­didata, Vicente tinha 96 anos e se notabilizou por projetar e construir o monumento ao Cristo Redentor de Lafaiete, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, na Basílica, e a réplica de Nossa Senhora Aparecida, da igreja de mesmo nome, no bairro JK. Vicente construiu outros seis cristos em várias cidades, entre as quais Bonfim, Viçosa, Itabirito, entre outras. Apaixonado por Lafaiete, ajudou nos estudos da construção da avenida Manoel Martins, na época do prefeito Vicente Faria Paiva

Vicente Martins nasceu em Lafaiete no dia 26 de fevereiro de 1923, filho de Salatiel Rodrigues Alves e Laurinda Martins Alves. Também é sobrinho do ilustre e saudoso professor Manoel Martins.

Fez seus primeiros estudos no Grupo Escolar “Domingos Bebiano”.

De família humilde, o pai pequeno agricultor e a mãe costureira, bem cedo teve que começar a aprender um ofício, estudava de manhã e a tarde através do Sr. Vicente Plaine aprendia os segredos das profissões de bombeiro, caldeireiro e serralheiro.

Sendo um dos mais velhos de uma prole de nove irmãos, teve que abandonar os estudos ao terminar o primário e começou a trabalhar por conta própria como bombeiro.

Logo foi procurado para trabalhar na Companhia Industrial Santa Matilde, onde permaneceu por 4 anos, saindo da mesma para montar uma oficina mecânica, onde trabalhou durante 33 anos com dedicação e eficiência até a sua aposentadoria.

Sabedor de seu dinamismo, retidão e criatividade foi chamado para trabalhar na prefeitura de Conselheiro La­faiete pelo prefeito Dr. Camilo Prates durante sua gestão, a fim de solucionar o problema do abastecimento de água na cidade. Permaneceu na mesma durante a gestão dos prefeitos Pedro Silva, Vicente Faria e Arnaldo Pena totalizando um período de 20 anos.

Foi casado com a professora Alba Martins Nogueira Alves (falecida) com a qual teve dois filhos, Ronaldo Nogueira Alves (falecido) e Rosângela Nogueira Alves.

Pesquisador, empreendedor e extremamente criativo logo se interessou por arte sacra, dedicando-se à escultura.

Sua primeira obra foi a escultura da imagem do Sagrado Coração de Jesus (1975) toda em alumínio fundido com 6,20m de altura, que se encontra na torre do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Vieram depois as esculturas do Cristo Redentor com 15m. de altura, todas em concreto e ferragens (altura total de 28m.) nas cidades de: Itabirito, Guiricema, Conselheiro Lafaiete, Bom Jardim Bonfim e, por último, na cidade de Viçosa.

Outras Obras de sua autoria

Capelinha ortodoxa localizada à rua Senador Milton Campos, esquina com a rua Professor José Inácio; capelinha bizantina localizada na garagem da prefeitura; monumento da Índia localizada na praça em frente ao museu; monumento à Nossa Senhora Aparecida (6,5m. de altura) todo em cobre e depois dourada, que foi colocada na torre da Igreja do mesmo nome, no bairro JK nesta cidade.

Devido a relevantes serviços prestados ao município, foi homenageado em 1981, através do Prefeito Pedro Silva com o diploma de Cidadão Benemérito de Conselheiro Lafaiete.

Apaixonado por motocicletas participou na juventude de várias corridas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte junto com seu irmão Zé Rapadura, vencendo algumas.

Fez parte, desde sua fundação, do moto clube Águias de Aço (Harley Davidson) de Belo Horizonte, com o qual viajou pelo Brasil até seus 84 anos.

Católico fervoroso, não dormia sem rezar o terço, hábito que lhe foi incutido por sua mãe.

O seu falecimento ocorreu em uma data, na qual se sentia abençoado, por poder anonimamente doar por 40 anos, às instituições filantrópicas da cidade 5 (cinco) toneladas de alimentos.

Despediu-se da vida de maneira serena, como sempre desejou e foi ao encontro do MAIOR (maneira pela qual ele sempre se referia a Deus).

26/02/1923

23/12/2019




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 31/12/2019 - 09:53


Comente esta Notícia