Chegou a hora de mandar os filhos pequenos para iniciar o processo de escolaridade. Parece fácil, mas nem sempre é. Muitos pais e filhos vão começar essa experiência nova e precisam aprender algumas coisas a respeito.
?É como se a mãe autorizasse alguém a cuidar do filho dela, e é nessa autorização que o processo de adaptação da família começa a dar certo?, afirma Liamara Montagner, coordenadora de educação infantil. Para que haja confiança, por sua vez, é importante que a escolha da escola tenha sido bem trabalhada. Quando é indicação de amigos ou familiares, fica fácil. Para quem não tem tais referências, esse vínculo se estabelece na medida em que os pais conhecem e se identificam com os princípios que norteiam o projeto pedagógico e a concepção de aprendizagem. E, naturalmente, precisam acreditar nesses valores éticos e morais estabelecidos pela escola.
Raríssimos pais têm conhecimento sobre diferenças de linhas pedagógicas oferecidas pelas escolas. Quase sempre optam a partir de critérios mais pragmáticos, como: escola mais próxima, escola bonita, escola famosa, escola barata etc. O mais importante é ficar atentos ao método de aprendizagem oferecido pela escola e qual a concepção de aprendizagem da escola. Como muitos não valorizam processos educativos e têm poucas informações sobre correntes pedagógicas, quase sempre submetem seus filhos a qualquer pedagogia. Sem dizer que a maioria das escolas, a começar mesmo das infantis, só oferecem a pedagogia ultrapassada. Os pais que sabem disso e gostariam de experiências escolares inovadoras sofrem com isso. Em todo caso, vale sempre conversar com a equipe pedagógica da escola procurada.
?Não só as crianças, mas também os pais têm de ser assistidos no processo de adaptação. Esclarecendo dúvidas e conversando sobre eventuais incômodos, angústias e insatisfações com coordenadores e professores, os pais adquirem intimidade com a escola e se sentem mais confortáveis em relação a ela. O processo de adaptação é uma oportunidade de os pais se conhecerem, interagirem e compartilharem sentimentos. Nas conversas, descobrem que as crianças são muito semelhantes entre si e que eles, por sua vez, estão passando pelas mesmas angústias. Ao mesmo tempo, vão criando um vínculo no ambiente escolar. ?Mães e pais que têm filhos mais velhos na escola exercem um papel importante nessa hora, pois passam segurança para os que estão sendo recebidos pela primeira vez?, diz a psicopedagoga Edimara de Lima, diretora de escola.? É raríssimo, pelo menos por aqui no Alto Paraopeba, ver pais buscando aprender com outros pais. Quem não valoriza a educação, joga os filhos na escola e vai embora. Outros já tendem a sufocar os filhos pelos excessos.
?Existe uma tendência de os pais quererem superproteger os filhos, evitando ao máximo que sofram. Mas é importante lembrar que o ingresso na escola e as primeiras separações da mãe ou de casa fazem parte do processo de crescimento da criança?, afirma Paula Bacchi, orientadora de escola infantil. Ela acrescenta que os pais devem ter em mente que certas conquistas vêm acompanhadas de dificuldades. Representam também um amadurecimento da criança, e a escola é um excelente ambiente para isso acontecer.? Mas, é preciso que os pais fiquem atentos para o modo como vão se separar dos filhos, nesse novo processo de vida delas.
?Despedidas dramáticas, duradouras e carregadas de emoção são um prato cheio para dificultar a entrada das crianças na escola. Independentemente do comportamento delas, os pais devem procurar dar um tom leve e até mesmo prático às despedidas. Duro, né? Mas é fundamental para que a criança perceba que não existe a opção de um choro segurar o pai ou a mãe na escola por mais tempo.?
(Parte 01)
José Antônio dos Santos
Mestre pela UFSJ
Contato: joseantonio281@hotmail.com
Fonte ? Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1538-15068,00.html. Acesso aos 15/01/2017
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Escrito por Educação, no dia 10/02/2017