Todos os dias na clínica veterinária, deparamos com situações de urgência. Estas situações exigem atendimento médico imediato para preservar a vida e o bem-estar do animal. Além disso, essas emergências representam em sua maioria problemas de saúde graves ou condições que podem se agravar rapidamente.
Por isso, a intervenção rápida de um médico veterinário é importante e necessária, pois tal conduta pode evitar complicações ainda mais graves ou até mesmo a morte do animal de estimação. Nesse texto, separamos as principais urgências veterinárias, segue:
Intoxicação ou
envenenamento
lO que o tutor deve fazer: Levar imediatamente ao veterinário, levar uma amostra do veneno ou do produto ingerido, não induzir vômito sem orientação profissional.
Trauma (atropelamento, quedas, brigas)
lO que o tutor deve fazer: Manter o animal imobilizado, aplicar uma compressa em ferimentos visíveis, levar ao médico veterinário imediatamente.
Dificuldade
respiratória
lO que o tutor deve fazer: O animal deve ser mantido calmo, evitar manipulações desnecessárias, levar ao veterinário imediatamente.
Convulsões
lO que o tutor deve fazer: Mantenha o animal seguro, sem objetos ao redor que possam machucá-lo. O tutor também deve contar a duração da convulsão, levar ao médico veterinário.
Vômito e diarreia
persistentes
lO que o tutor deve fazer: Manter o animal hidratado com pequenas quantidades de água, levar ao médico veterinário.
Dificuldade
para urinar
lO que o tutor deve fazer: Observar se há dor ou esforço ao fazer xixi, levar ao médico veterinário imediatamente.
Ingestão de
corpo estranho
lO que o tutor deve fazer: Observar sinais de desconforto, vômito, ou falta de apetite, levar ao médico veterinário.
Reações alérgicas
graves (inchaço ou dificuldade respiratória)
lO que o tutor deve fazer: Levar ao veterinário imediatamente, evitar manipulação excessiva.
Destacamos que durante uma urgência veterinária, o tutor deve ser ágil, mas manter calma. É sempre importante que durante a situação, o tutor acione a clínica/ hospital veterinário a fim de avisar sobre a chegada do pet. Dessa forma, a equipe médica já está prontificada para atender o caso. Ao se locomover com o animal de estimação evite movimentos desnecessários que possam causar mais dor ou lesões ao pet. E, se leitor dessa coluna preferir, tenha os contatos da clínica e médico veterinário de sua confiança salvos. Esse tipo de cuidado faz toda a diferença durante a urgência, afinal durante esses eventos todo segundo conta para salvar a vida do seu melhor amigo!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 26/07/2024
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br