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Educação


A Pedagogia da Emergência



Do jeito que a escola de nossos bisavós, avós, pais, nossa e de nossos filhos está, qualquer pedagogia aplicada deveria ser de emergência. (risos) Apesar da situação irônica e desastrosa pela qual passa a escola de todas as redes de ensino, existe uma pedagogia denominada de emergencial, para aquelas crianças que sofreram fortes traumas na sua rotina; que impactaram na sua vida social.  É o caso, bastante específico, daquelas de pais refugiados. Quase sempre essa pedagogia é aplicada para esse caso.

Tecnicamente, pessoa refugiada é aquela que [...] ?foi obrigada a deixar sua terra por qualquer tipo de perseguição; pessoa que foge do perigo.?  De acordo com o Blogs Escola Santi, ?São muitos os motivos que levam uma pessoa a deixar seu país: perseguição devido à raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, total falta de condições de vida devido a um completo descaso pelos direitos humanos, guerras, catástrofes naturais, apenas para citar alguns.

Em 2015, mais de 500 mil refugiados buscaram asilo na Europa, 5 vezes o total registrado no mesmo período em 2014. Além disso, um relatório da ONU revelou que, desde 2008, uma pessoa por segundo é desalojada por causa de desastres naturais. Muitas dessas pessoas são crianças, expostas tão cedo a situações e traumas devastadores dos quais não têm condição de se recuperar sozinhos. E é aí que entra a pedagogia de emergência.?

Essa pedagogia se aproxima bastante dos princípios da clássica pedagogia Waldorf. ?A pedagogia de emergência é uma intervenção pedagógica feita por professores, pedagogos, te­rapeutas e assistentes sociais qualificados que tem como objetivo diminuir o sofrimento das vítimas, principalmente crianças e jovens, e trazer uma melhoria da condição geral e o apoio de suas forças auto curativas. Em longo prazo, o objetivo também é a criação de relacionamentos estáveis, um aumento de confiança e autoconfiança, intensificar a curiosidade pelo mundo que as cerca e desenvolver um senso de responsabilidade própria na medida adequada para a idade?, explica Reinaldo Nascimento, educador da ONG FreundeWaldorf, que, desde 2011, participa de intervenções em zonas atingidas por conflitos e desastres naturais, como Quênia, Faixa de Gaza e Nepal.?

Esse educador, Reinaldo Nascimento, é coordenador da ONG e tem participado de vários eventos para divulgar essa pedagogia. É um brasileiro que passou por situações sociais de risco quase extremas e, depois de uma oportunidade de se formar na Europa, nomeadamente, em uma Instituição alemã, acabou se tornando patrono dessa pedagogia.

 



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Escrito por Educação, no dia 24/03/2016




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