Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 21° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Nayara Costa


Conheça melhor os nutracêuticos



 

Você já ouviu falar sobre os nutracêuticos? Sabe como eles ajudam a nossa saúde? Não?! Então, leia a coluna de hoje até o final, pois vou falar um pouco mais sobre como eles agem no nosso organismo.

Os nutracêuticos são um tipo de suplemento alimentar que contêm, em sua formulação, compostos bioativos que foram extraídos dos alimentos e que possuem benefícios para o organismo, podendo, inclusive, ser utilizados como forma de complementar o tratamento para alguma doença.

O termo é utilizado para nomear um nutriente específico presente em um alimento, que não é o alimento em si e nem um medicamento, como, por exemplo, o licopeno, que é um composto bioativo que pode ser encontrado no tomate, e os fitoesterois e o resveratrol, que são compostos encontrados na casca da uva e no vinho.

Os nutracêuticos podem ser encontrados nas formas de cápsulas, comprimidos, sachês, suplementos dietéticos ou, ainda, podem ser formulados com quantidades específicas. Mas, o mais importante é que o seu consumo seja orientado pelo médico, nutricionista ou um profissional de saúde gabaritado. Isso porque contêm concentrações elevadas do composto em comparação com o alimento fonte.

Benefícios

O principal benefício é potencializar a alimentação de maneira equilibrada e correta, com nutrientes essenciais como vitaminas, minerais, proteínas, entre outros. Assim, eles se diferenciam dos alimentos funcionais pela sua fórmula concentrada, extraindo o que há de melhor em cada um para auxiliar algum tratamento, fortalecer o sistema imunológico e prevenir males, garantindo maior bem-estar do organismo.

A pele também pode ser beneficiada, e muitas pessoas investem em nutracêuticos com finalidades estéticas. O selênio, por exemplo, pode ser útil para amenizar os danos causados pelos raios ultravioletas, enquanto o ômega 3 é bom para estimular a produção de colágeno, para o cérebro, olhos, entre outros.

Alguns dos nutracêuticos mais conhecidos são:

Licopeno: presente na melancia, goiaba e tomate, reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda na proteção contra o câncer.

Probióticos: estão nos leites fermentados e iogurtes. São importantes para o bom funcionamento do intestino e redução do risco de câncer.

Catequinas: estão presentes nos chás verde e preto, e possuem ação antioxidante, além de inibirem a formação de placas de gordura no sangue (ateromas).

Resveratrol: encontrado na casca da uva, ajuda a inibir a formação de células cancerígenas, inflamações e coágulos.

Espero que você tenha gostado da coluna de hoje, um abraço e até a próxima!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 28/10/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna