Você já tentou realizar alguma tarefa, ainda que simples, como lavar um copo ou abotoar uma camisa, sem usar as mãos? Pois bem, muitas vezes não nos afetamos para a real importância de nossas mãos, até que algo aconteça e limite seu uso. E isso pode ocorrer atráves de um simples corte ou queimadura, até uma fratura ou a perda de movimentos de um ou mais dedos.
Assim, como já sabemos que as mãos são essenciais para qualquer coisa que fazemos, desde tarefas domésticas até atividades profissionais, cabe a nós protejermos de forma adequada.
Considerando que para cada tipo de risco existe um Equipamento de Proteção Individual (EPI) especifico, listamos abaixo algumas atividades e o EPI indicado para sua proteção.
Luvas de Neoprene
As luvas de neoprene são feitas de borracha sintética, que substitui a natural. Têm ótima resistência a altas e baixas temperaturas, são impermeáveis e quando molhadas secam rapidamente. Têm leveza, são maleáveis, antiderrapantes e facilitam o manuseio de diversos materiais. São muito usadas em indústrias automotivas, químicas, de limpeza e alimentícia.
Luvas de Látex
Maleáveis e confortáveis, as luvas de látex não prejudicam o tato e evitam a penetração de líquidos. Seu uso é recomendado para indústria agroindustrial, higienização e limpeza.
Luvas de PVC
Com boa resistência contra produtos químicos, abrasivos e cortes, as luvas de PVC são usadas para manuseio de ácidos, lubrificação de peças, contato com materiais corrosivos, construção civil, lã de vidro, limpeza pesada, entre outros.
Luvas de Malhas
Utilizadas em serviços gerais, as luvas de malhas oferecem conforto e boa respirabilidade, além de protegerem contra agentes abrasivos e escoriantes. Estão disponíveis com ou sem pigmentação e com variação de fios. Concedem grande flexibilidade para o manuseio de peças.
Luvas Nitrílicas
Fabricadas em borracha sintética, as luvas nitrílicas são versáteis e resistentes aos diversos produtos químicos e abrasivos. São ideais para trabalhos em indústria automotiva, construção civil, indústria moveleira, química e alimentícia. As descartáveis podem ser usadas nos setores de manipulação de dinheiro, estético, hospitais, clínicas, processamento de frutas e vegetais. Já as reutilizáveis, na aplicação de tintas, vernizes, solventes, graxas e ceras.
Luvas de Vaqueta
Para os profissionais que executam serviços pesados e abrasivos, as luvas de vaqueta podem ser as mais apropriadas. Normalmente, são utilizadas nos segmentos de construção civil, entre outras áreas.
Luva de Raspa
As luvas de segurança de raspa tratam-se daquelas indicadas para atividades exercidas em construção civil, carga e descarga de materiais, mineração, indústria moveleira, montagem de estruturas metalizadas e demais manutenções em geral. Entre suas principais finalidades está a proteção contra arranhões.
Luva Látex e Suporte Têxtil
Luvas de suporte têxtil recebem um banho/revestimento em látex. São reutilizáveis e indicadas para trabalhos que exigem maior proteção mecânica, como manuseio e movimentação de materiais de construção, vergalhões, cordas, cabos, movimentação de andaimes, carpintaria e marcenaria, armação, alvenaria, colocação de telhas e azulejos, coleta de resíduos, reciclagem, agricultura, jardinagem e paisagismo, entre outros. Em muitos casos, substituem as luvas de raspa e vaqueta. Apresentam uma durabilidade maior e são higienizáveis.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Papo Seguro, no dia 15/04/2022
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI
Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete
Telefone: (31) 3762-1898
E-mail: protegeepei@protegeepi.com
Instagram: protegeepilafaiete
Facebook: @protegeequipamentos