Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Cuide bem do seu Pet


Como evitar a depressão nos cães?



 


É muito importante levar o cão ao veterinário para que o profissional possa realizar o diagnóstico correto

Assim como acontece com os seres humanos, problemas psicológicos também po­dem se manifestar em animais. Aliás, a depressão em cães é cada vez mais comum no mundo pet. Por isso, na coluna desta semana, vou explicar um pouco melhor sobre como a depressão afeta os nossos animais de estimação e como evitá-la.
O estado depressivo de cachorros pode ser desencadeado por uma série de motivos diferentes, incluindo desde ficar muito tempo sem o que fazer e sozinho, até a perda de um outro morador da casa. Normalmente, os sintomas são: inatividade, pouca vontade de comer, mudança nos hábitos de sono.

Além disso, é notável que eles não se sintam felizes em atividades que antes o entusiasmo era comum. Entretanto, é preciso atenção, pois esses sinais podem estar, na verdade, indicando outros problemas de saúde, como artrite, infecções e dores. Por isso, é muito importante levar o cão ao veterinário para que o profissional possa realizar o diagnóstico correto.

A depressão canina normalmente é causada por uma grande perda (seja de uma companhia ou devido ao distanciamento do tutor, por exemplo) ou grandes mudanças em um curto período de tempo. A depressão pode desencadear uma série de problemas, como crises de ansiedade e outras mudanças de comportamento.

Sendo assim, é recomendado que os tutores evitem mudanças muito súbitas e/ou radicais demais. Buscando sempre manter uma rotina constante em relação a passeios, brincadeiras, ambientes e companhias. Além disso, dar carinho e atenção aos pets proporciona um ótimo sentimento de conexão e amor entre vocês.

Outro fator que ajuda muito a evitar a doença é tentar deixar seu cãozinho o mínimo de tempo possível sozinho. É comprovado que cães que ficam longos períodos longe de seus donos podem acabar desenvolvendo a doença.

É sempre importante ressaltar que o autodiagnóstico e automedicação nunca são a maneira correta de lidar com essa ou qualquer doença. Normalmente, diferentes tipos de atividades e medicamentos são receitados pelos veterinários, e entre eles existem os remédios homeopáticos (remédios naturais que funcionam como calmantes e ansiolíticos) e sessões terapêuticas, como atividades em grupo com o cãozinho, passeios regulares e muito carinho e amor.

Já sabemos que essa condição de saúde é muito perigosa para nosso animalzinho, então, fique sempre atento ao comportamento de seu peludo e ao sinal de qualquer alteração, procure a ajuda de um profissional. Espero que você tenha gostado da coluna!

Um abraço e até semana que vem!

Serviço

Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado 
em Clínica e Ortopedia

Endereço: Rua Duque de Caxias, 
352, Chapada. 
Mais informações: (31) 3721-1530 / 
saofrancisco@cvsf.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 11/03/2022

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987