Na próxima sexta-feira será véspera de Réveillon, uma data muito comemorada com brindes, felicitações e, claro, com a queima de fogos de artifício. Apesar da festa de Ano Novo ser algo realmente muito bonito, nossos amigos de estimação não gostam nadinha e ficam tão agitados com os barulhos que podem ter problemas sérios de saúde. No texto desta semana, vou dar algumas dicas para proteger os bichinhos durante os fogos para que, tanto você quanto ele, passem a virada alegres e tranquilos.
Tremedeira, choro, latido e agitação: é de partir o coração ver um cachorro com medo dos fogos de artifício. Isso pode parecer estranho, a princípio, já que para nós é um momento de celebração, mas isso ocorre porque a audição dos animais, principalmente dos cães, é muito mais sensível que a nossa. Um simples estalo pode soar como um estrondo para eles. Agora imagina quase 15 minutos de queima de fogos? Além de se tratar de um barulho ensurdecedor, eles podem entender essa situação como uma ameaça, o que se agrava ainda mais quando eles tentam se defender. Como consequência, saem correndo pela casa, buscam esconderijos e estragam móveis por causa de nervosismo. Alguns, inclusive, até tentam fugir.
Por isso é recomendado, antes mesmo do dia 31, tentar acostumar o animal ao barulho. Reproduza no computador ou no celular sons que ele não está acostumado e que, provavelmente, ficará com medo. Aí vem o segundo passo importante para a tentativa de adaptação aos barulhos: não saia do seu lado. Faça carinho e ofereça petiscos. Eles precisam entender que os barulhos não oferecem perigo. Se esta técnica não tiver efeito, não insista, passe para outro método.
Uma outra tentativa pode ser abafando o som. Enrole um chumaço considerável de algodão e coloque dentro do ouvido do seu pet, mas, cuidado para não colocar muito fundo e machucá-lo. Ponha em uma profundidade em que o algodão fique bem firme para proteger a audição do animal. Hoje também já existe no mercado fontes de ouvidos próprios para abafar os sons e deixar o animal mais tranquilo durante os fogos, como o da foto.
Na hora dos fogos, é recomendado que o animal fique em um local que se sinta seguro. Provavelmente, ele vai tentar arrumar um esconderijo, então se adiante: reserve um espaço que não tenha ninguém e deixe água, ração e brinquedos neste local para que ele possa correr no momento da euforia.
Atenção!
No momento em que o cão começar a ficar agitado, evite deixar as portas que dão acesso a rua abertas, pois podem ocorrer fugas. Caso isso venha acontecer, coloque-o antes uma coleira com a sua identificação.
Jamais os deixe amarrados em algum lugar. Eles ficarão muito agitados tentando correr para se esconder e isso pode, até mesmo, causar um acidente fatal com o seu amigo de estimação. O mesmo vale para locais que contenham escadas. Nunca os deixe próximos a esta área, eles podem cair e se machucar. E, se no lugar da festa tiver mais de um animal, não tente deixar todos juntos, situações de estresse podem gerar brigas entre eles.
O importante é que, independente da técnica utilizada, não deixe de demonstrar o amor que você tem pelo bichinho. Fique ao seu lado, faça carinho, tente acalmá-lo. A companhia dos donos gera mais confiança para eles.
Espero que tenham gostado das dicas. Aproveito este espaço para agradecer a vocês, leitores, que passaram o ano todo junto comigo, me acompanhando por meio desta coluna. Desejo a vocês um 2022 cheio de paz, saúde e realizações. Até ano que vem, Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Serviço
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado
em Clínica e Ortopedia
Endereço: Rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
saofrancisco@cvsf.com.br
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 07/01/2022
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br