Com a Constituição Federal de 1988, que descentralizou o poder do Estado, veio a abertura para participação da sociedade civil na formulação e controle das políticas públicas nos três níveis da administração pública. Dentro desse novo contexto surgiram os conselhos, órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, responsáveis pela formulação, fiscalização, promoção e defesa das políticas públicas.
São permanentes porque são determinados pela Constituição, além de criados por lei orgânica e regulamentados por seu regimento ou estatuto; são colegiados porque existe sempre uma “mesa” formada pelos representantes oficiais daquele conselho. Essas pessoas são chamadas conselheiras e têm responsabilidades perante o órgão; são deliberativos porque visam à discussão que será encaminhada e transformada em ação.
Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública. A participação popular é garantia constitucional. Normalmente existem vários conselhos em um único município, pois cada um trata de uma área diferente do interesse público. Cabe também aos conselhos tomar ciência do que está acontecendo com a verba que é destinada a certa área. Portanto, fiscalizar os trabalhos feitos, ou não, pelos órgãos executivos é de seu interesse máximo.
Em Conselheiro Lafaiete, temos vários Conselhos atuando em prol da valorização da cidadania.
Para mais informações entre em contato com a Casa Dos Conselhos “João Teixeira da Silva Filho – Rua Oliveiros de Souza, 45, Centro – Telefone: 3769-2615 e 98408-8154
Email: casadosconselhos@conselheirolafaiete.mg.gov.br
Cirley José Henriques
Diretor-Geral e Professor da FDCL
Magna Cupertino Carvalho
Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Servidora Pública Municipal. Assistente Social
Letícia Cupertino Correia
Aluna da FDCL
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Direito no Alvo, no dia 17/12/2021
Artigos desenvolvidos pelos professores da FDCL. Os textos debatem assuntos da atualidade e que envolvem o mundo jurÃdico.