Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Papo Seguro


Para esta semana, o Papo Seguro traz outro assunto atual e que merece a atenção de todos nós, empresários: o e-social.



 

Rodrigo P. Chaves
Engenheiro de Segurança do Trabalho

José Alberto Maia, coordenador do GT-Confederativo do e-social, aponta que o “fale conosco” do e-social é o caminho para os esclarecimentos das dúvidas. “Ele tem sido bastante demandado em todo o processo de implantação do projeto, e tem conseguido responder a contento boa parte das dúvidas dos usuários. Mas é muito importante que empresa se cerque de profissionais competentes para fazer uma implantação mais segura e tranquila.

A hora é de implantar corretamente o sistema e a implantação correta pode evitar custos e retrabalhos. E, principalmente, ajudar a empresa em sua gestão de saúde e segurança do trabalho, avalia Maia.

No início de setembro foram publicados no portal do e-social a nova versão do manual de orientação do e-social que trouxe alterações de layout e orientações sobre a nova versão do manual, incluindo questões ligadas à saúde e segurança do trabalho.

Outra alteração importante a partir da obrigatoriedade de informação dos eventos de saúde e segurança do trabalho no e-social é sobre o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que será por meio eletrônico. Essa mudança será gradativa conforme cronograma de implantação dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho no e-social. Após o dia 3 de janeiro de 2022, o PPP em meio físico não será mais aceito para a comprovação de direitos junto à Previdência Social.

O PPP por meio eletrônico deverá ser preenchido para todos os segurados, independentemente do ramo de atividade da empresa e da exposição a agentes nocivos à saúde. As orientações para preenchimento do PPP também estão contidas no manual de orientação do e-social. A portaria entrou em vigor no dia 1º de outubro de 2021.

Lembre-se: é importante ter ao seu lado pessoas capacitadas e conhecedoras das alterações, a fim de não cometer equivocos nos envios das informações. E assim não prejudicar empresa ou trabalhador.

Para mais informações, entre em con­tato com a Protege Epi. Ofe­re­ce­mos esses e outros serviços relacionados à Segurança do Trabalho.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Papo Seguro, no dia 04/12/2021

Rodrigo Pereira Chaves


Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI

Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete

Telefone: (31) 3762-1898

E-mail: protegeepei@protegeepi.com

Instagram: protegeepilafaiete

Facebook: @protegeequipamentos



Comente esta Coluna