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Denúncia


Procon: cidadão alerta para falta de informatização



Em pleno século XXI, uma das instituições mais importantes da cidade, encarregada de zelar pelos direitos dos consumidores de toda Lafaiete, ainda trabalha sem informatização. A denúncia foi feita por um leitor, que se preocupa com a segurança do arquivo: ?Fiz estágio no Procon de Lafaiete e vi a realidade de lá. É um órgão muito obsoleto. Os dados dos reclamantes são guardados em fichas de papel. E se acontecer algo, por exemplo, um incêndio? Vão perder todos os dados? Em 100 demandas, só 10% são atendidas. Lafaiete, por exemplo, não está integrado ao Siscon, que é o sistema informatizado do Procon.  Fiz um projeto de lei sugerindo a criação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, além de dar ao Procon o poder de polícia e de multa, mas o projeto foi engavetado pelo Ivar?, afirma

 

Procon responde

Em resposta à denúncia apresentada ao Jornal Correio da Cidade, informamos que ?os relatórios de atendimento preliminar são arquivados em modelos impressos. Atualmente, 80% das demandas atendidas pelo Procon são solucionadas. As representações que não solucionamos fazemos uma declaração para o consumidor e o encaminhamos ao Poder Judiciário ou ao Ministério Público.O Procon Municipal de Conselheiro Lafaiete vem trabalhando para implantar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), para que o atendimento passe a ser informatizado, trazendo maior agilidade e celeridade na solução dos casos apresentados. Quanto ao Projeto de Lei citado na denúncia, recebemos a sugestão. A atual Lei municipal sobre o Procon está em vigência, apesar da necessidade de adequações?.

A nota é assinada pelo gerente do Procon, Jardel Felisberto Henriques.



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Escrito por Denúncia, no dia 30/12/2015




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