No mês de novembro é frisado as ações que envolvem a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. Este tipo de câncer é muito comum, classificado como sexto lugar nos tipos mais frequentes no mundo, e mesmo sendo uma doença grave, muitos homens preferem não falar sobre o assunto e não realizar os exames de rotina por medo ou preconceitos.
A próstata é uma glândula posicionada abaixo da bexiga e a frente do reto. Exames de sangue, biópsia e o toque retal podem identificar alterações. Os sintomas mais comuns para esse tipo de câncer são: dificuldade para urinar e sangue na urina.
A alimentação está diretamente associada ao câncer de próstata, visto que os alimentos inflamatórios, ou seja, aqueles que sobrecarregam o organismo, tais como: frituras, alimentos industrializados e embutidos, geram mais probabilidade para o desenvolvimento da doença. Por outro lado, alguns alimentos atuam na prevenção:
Licopeno – Esse nutriente presente no tomate, goiaba vermelha e melancia possuem antioxidante, sendo assim, age inibindo a proliferação de células cancerígenas. É interessante que o tomate seja consumido aquecido, pois dessa forma, o licopeno encontra-se mais ativo
Soja - contém genisteína, uma substância que eleva a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.
Castanha, amêndoas e nozes - também apresentam propriedades antioxidantes, consequentemente protegendo e atuando na renovação das células. Por serem ricas em selênio, as oleaginosas contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.
Couve, brócolis, espinafre, e demais vegetais de cor verde escuro - por serem ricos em ácido fólico, substância responsável por combater as ações dos radicais livres nas células, esses vegetais se tornam favoráveis na prevenção do câncer de próstata.
Linhaça, frutas, verduras, alho, cebola, chá verde, cogumelo, romã, semente de abóbora e açafrão também contribuem na prevenção da doença
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.
Vale ressaltar a importância da atividade física, é um ato indispensável não só para a prevenção, mas também após a comprovação da doença e o início do tratamento, pois as sequelas do câncer de próstata incluem a fadiga e a perda muscular. Essas consequências afetam desde o sistema nervoso central até a composição corporal (massa e força muscular), refletindo na diminuição da qualidade de vida. Realize o exercício que você mais se identifica.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 24/11/2020
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324