Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Graziele Mendes


Verdade ou mito? Canjica, cerveja preta e quinoa aumentam a produção de leite materno



 

Amamentar é uma ação importante para a mãe e para o bebê e inclui diversas vantagens para ambos: A mãe que amamenta tem menor probabilidade de desenvolver câncer de mama e de ovário, previne hemorragias e osteoporose, retorna ao peso mais rapidamente, cria vínculo afetivo entre a mãe e o filho. O bebê que usufrui do leite materno recebe um alimento completo, tem maior resposta as vacinações e as doenças, diminui a mortalidade infantil, tornam-se indivíduos mais equilibrados emocionalmente, diminui as chances de processo alérgicos.

Os estudos atuais identificaram que não existe evidências científicas de que a ingestão de canjica, cerveja preta, quinoa e outros alimentos aumentem a produção de leite.

A canjica é uma receita típica brasileira, que inclui milho, leite e açúcar, é fonte de carboidratos consequentemente de energia.

Se tratando da cerveja é uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo, cereais não maltados e aditivos. A diferença entre a coloração escura, clara ou preta é justificada pela concentração de maltes e lúpulos, o tipo de fermento utilizado, o percentual de açúcar e a presença do corante caramelo.

O cereal quinoa ganha ênfase como fonte de proteínas de fácil digestão, contém ainda valor equilibrado de aminoácidos essenciais, se destaca quanto ao aporte de fibras, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio, ferro e antioxidantes, como flavonoides e ácidos fenólicos. 

Os principais critérios pelo aumento da produção do leite materno é a sucção do bebê, ou seja quanto mais a criança mama, maior a produção de leite. O outro fator responsável pela produção de leite materno é a hidratação da lactante. Ao contrário do que se pensa, as bebidas alcoólicas, inclusive a cerveja preta, necessitam ser evitadas por lactantes, pois o etanol pode provocar mudanças na composição do leite, sendo prejudicial para o desenvolvimento da criança e até inibindo o reflexo de descida do leite.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 22/09/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna