Dica 1: Projetar receitas e despesas dos próximos meses
Se possível, deve-se separar as despesas por tipo de gasto. Assim será possível saber quanto vai ser preciso gastar com cada despesa e quanto dinheiro será preciso para manter o negócio pelos próximos meses.
Dica 2: Tentar reduzir os custos
Em tempos de baixa arrecadação, a primeira medida é reduzir os custos - tentar negociar contratos de aluguel, contratos com empresas terceirizadas, diminuir a conta de energia, entre outras medidas para controlar o caixa.
Dica 3: Abrir canais de vendas online
Desde que respeitados os critérios de higiene e de controle do coronavírus, empresas podem seguir entregando seus produtos aos clientes por meio do sistema de delivery e mantendo as vendas por Instagram e até WhatsApp.
Dica 4: Fazer promoções
Num período de baixo consumo as pessoas podem aproveitar para fazer promoções e vender os produtos que já estão há muito tempo em estoque. Também deve-se avaliar a possibilidade de diversificar o negócio aumentando o mix de produtos.
Dica 5: Manter contato com clientes
Profissionais que vendem serviços, e não produtos, também podem utilizar as redes sociais para manter os contatos com os clientes. Um personal trainer, por exemplo, pode passar séries de exercícios utilizando apenas o peso do corpo dos alunos.
Apesar de ser um período difícil para as indústrias, comércio e serviços, este é o momento em que a criatividade pode salvar os negócios.
Abraço e até a próxima!
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Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 23/03/2020
Consultor Empresarial
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