Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 18° Agora: 23° Quinta, 03 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,629 Euro agora: R$ 6,215
Política


Secretário de estado garante que Hospital Regional começará a funcionar no final do próximo ano

Com a finalização da obra, a expectativa é transformar a saúde pública regional, oferecendo atendimento mais acessível e de qualidade para a população



Fotos: Rafaela Melo


O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, dia 2, promovida pelo prefeito Leandro Chagas


Depois de mais de uma década de espera, as obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete serão retomadas. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, dia 2, promovida pelo prefeito Leandro Chagas, vereadores e autoridades estaduais, incluindo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. O projeto, que permaneceu paralisado por anos devido a desafios estruturais e burocráticos, agora segue um novo cronograma, com previsão de conclusão até o segundo semestre de 2026. Antes da reunião, uma comitiva da prefeitura, juntamente com representantes das secretarias estaduais de Saúde e Infraestrutura (Seinfra), visitou o hospital regional para averiguar sua atual situação.

O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a negociação para o distrato com a empresa Sengel, inicialmente responsável pela obra, causou atrasos, mas garantiu a conclusão do hospital. "O hospital complementará a rede de saúde regional, ofertará serviços como cirurgias eletivas, funcionará como retaguarda de CTI e, principalmente, diminuirá a dependência de Barbacena e Belo Horizonte. Os serviços serão de média e alta complexidade, incluindo cirurgias ortopédicas", afirmou Baccheretti. Ele também mencionou que a cidade pode receber um núcleo de tratamento oncológico, uma questão que ainda está em discussão na Secretaria de Saúde.
O secretário adjunto de Infraestrutura, Pedro Calixto, informou que a assinatura do contrato com a nova empresa ocorrerá ainda em abril e que, dentro de 60 a 90 dias, será iniciada a mobilização no canteiro de obras para a conclusão do hospital.

Com a finalização da obra, a expectativa é transformar a saúde pública regional, oferecendo atendimento mais acessível e de qualidade para a população. A mobilização continua, e o compromisso das autoridades é garantir que, desta vez, o Hospital Regional  se torne uma realidade.
Durante o período de paralisação, o prédio sofreu depredações e ficou desatualizado em relação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para garantir que o hospital atenda aos padrões de segurança e qualidade exigidos, o projeto original passou por revisão e adequação, um processo que já está 80% concluído. A empresa inicialmente contratada para a obra firmou um distrato amigável, abrindo caminho para a contratação de uma nova construtora. A escolhida, que também é responsável pela construção do Hospital Regional de Divinópolis, iniciará os trabalhos em breve. O contrato para a retomada das obras deve ser assinado até o fim de abril.

A conclusão do Hospital Regional faz parte de um conjunto de cinco hospitais estaduais atualmente em andamento. As unidades de Divinópolis e Teófilo Otoni serão as primeiras a serem entregues, entre julho e setembro deste ano. Em 2026, serão concluídos os hospitais de Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete.

No início de fevereiro, o prefeito Leandro Chagas reuniu 12 prefeitos para assinar uma carta conjunta cobrando urgência na conclusão do hospital regional. O documento foi entregue diretamente ao vice-governador de Minas, Matheus Simões.
"Em apenas quatro meses, estamos celebrando 12 anos de luta por um hospital regional para a nossa região. E não poderíamos ter chegado até aqui sem a ajuda incansável da nossa população! Juntos, estamos provando que é possível fazer uma gestão séria, ágil e eficaz. Nosso foco é resolver os problemas com agilidade e eficiência. Gostaríamos de agradecer especialmente ao deputado estadual Doorgal Andrada por seu empenho e dedicação à nossa região. Também agradecemos ao Governo do Estado de Minas Gerais", destacou o prefeito Leandro Chagas.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 02/04/2025 - 17:35


Comente esta Notícia