Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 18° Agora: 24° Quinta, 03 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,631 Euro agora: R$ 6,215
Região


Espetáculo Mbaé’Tatá traz mitos das florestas para as ruas de Congonhas

A apresentação estimula a participação da plateia por meio de arranjos musicais e brincadeiras.



Foto: Luciano Pacchioni/divulgação/Prefeitura de Congonhas


O público é saudado por três personagens mascaradas que representam a natureza e o feminino.


No sábado, 5 de abril, às 18h, a Praça JK de Congonhas recebe o espetáculo de rua Mbaé’Tatá, da Trupe de Truões. Em caso de chuva, o local será alterado. A apresentação, que tem entrada gratuita e contará com interpretação em Libras, faz parte de uma circulação pelo interior de Minas Gerais, levando ao público uma imersão nos mitos e lendas das florestas. O evento é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio das prefeituras e instituições locais. A peça tem como protagonista o Boitatá, a Cobra de Fogo, uma figura enigmática que protege a natureza. Por meio de histórias, cantos e encenações, o espetáculo mistura tradição oral brasileira com técnicas teatrais, como pernas de pau, máscaras e referências à Folia de Reis.

O público é saudado por três personagens mascaradas que representam a natureza e o feminino. Com máscaras e pernas de pau, elas conduzem a plateia, destacando a importância da preservação ambiental e invocando o Boitatá. A seguir, o Boitatá é reverenciado por cantadores que envolvem o público com canções, adivinhas e prosas, acompanhados de acordeom e percussão. O espetáculo estimula a participação da plateia por meio de arranjos musicais e brincadeiras. No final, três benzedores compartilham causos sobre o Boitatá, ensinando como lidar com a misteriosa cobra de olhos de fogo e pedindo proteção para os seres da floresta.

O figurino vibrante do espetáculo, com cores que evocam o fogo e a natureza, é inspirado na Folia de Reis e reflete a riqueza da tradição popular. A trilha sonora, criada em colaboração com os músicos Manoel Moura, Daniela Borela, Naldo Luiz e Danilo Aguiar, mistura canções ao vivo com trilhas instrumentais e sons de alfaias e sinos. Com 23 anos de história, a Trupe de Truões é referência no teatro de rua e na produção cultural para o público infantil e juvenil.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 02/04/2025 - 11:03


Comente esta Notícia