Foto: Arquivo Jornal CORREIO
A CSN Mineração divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira, dia 6, esclarecendo que todas as suas barragens estão seguras e não apresentam risco à população. O comunicado foi uma resposta a um vídeo falso que circulou nas redes sociais, no qual se ouvia um toque de sirene, sugerindo uma emergência nas instalações da empresa.
A Companhia lamentou a disseminação irresponsável de fake news e ressaltou que este tipo de atitude é criminosa e prejudica o trabalho de prevenção e segurança desenvolvido rotineiramente pela empresa. "Reiteramos que este vídeo é mais uma fake news. A CSN Mineração tomará todas as medidas legais cabíveis contra os responsáveis pela circulação do conteúdo falso", informou a nota.
A CSN Mineração enfatizou que a segurança de suas barragens é uma prioridade constante. A Companhia realiza uma série de atividades de gestão de segurança de suas estruturas, como inspeções de campo, manutenções de rotina, avaliações de monitoramento e verificação da estabilidade das barragens. Além disso, as estruturas são monitoradas 24h por videomonitoramento, e a empresa segue rigorosamente as legislações estaduais e federais, atendendo ainda aos órgãos fiscalizadores e implementando as recomendações de auditorias para garantir o aprimoramento contínuo de seu sistema de segurança.
A CSN Mineração também explicou o protocolo em caso de risco. Em uma situação de emergência, a estrutura emite sinais que são avaliados e classificados em três níveis: emergência 1, 2 e 3. No nível 2, em que não há risco iminente de rompimento, seria realizada a evacuação da população afetada.
Além disso, todas as barragens da empresa possuem a Declaração da Condição de Estabilidade (DCE), com a mais recente emitida em setembro de 2024, confirmando que as estruturas permanecem estáveis, mesmo diante de chuvas intensas.
A CSN Mineração finalizou a nota alertando sobre os perigos da disseminação de notícias falsas, que podem gerar pânico na população. A empresa fez um apelo para que a população sempre verifique a veracidade das informações antes de compartilhá-las, buscando sempre fontes confiáveis.
A Casa de Apoio da CSN Mineração, localizada na Rua Emílio Mariano de Araújo, N°218, no bairro Residencial Gualter Monteiro, em Congonhas (MG), está à disposição para fornecer mais informações à comunidade. Além disso, a Defesa Civil de Congonhas pode ser contatada pelos telefones (31) 3732-0789 ou (31) 98476-5045.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 06/11/2024 - 18:54