Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Saúde


No mês dos professores, especialista alerta sobre saúde mental dos educadores

Sula Resende lembra que distúrbios psíquicos são responsáveis por grande parte de afastamentos dos docentes



Foto: Divulgação


“Vamos cuidar dos educadores!”, defende a especialista comportamental Sula Resende

No mês em que se comemora o dia do professor – 15 de outubro –, a especialista comportamental e consultora educacional Sula Resende alerta: as pressões do dia a dia escolar podem causar grandes danos aos profissionais: “a solução não está em pressionar a escola e o educador”, ressalta.
Sula atua diretamente no acolhimento e formação de docentes. Com base em sua experiência, ela afirma que a educação e todos os envolvidos nesse processo requerem atenção especial: “os fatos nos mostram a extrema importância de termos um olhar atento para as necessidades de mudanças na educação. Os professores são constantemente cobrados por‘terem que’ resolver situações para as quais não foram preparados emocionalmente. São desafiados a saberem intervir com tranquilidade e sem estresse, diante dos imensos desafios que os alunos da contemporaneidade estão trazendo”, explica.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), até pouco tempo, a perda de voz era a campeã entre as doenças que afastavam docentes. Entretanto, os distúrbios psíquicos têm ganhado espaço nesse ranking. Uma pesquisa do site Nova Escola revela que 60% dos professores se queixam de sintomas de ansiedade, estresse e dor de cabeça; 66% já sofreram com fraqueza, incapacidade ou medo de ir trabalhar. Para a especialista comportamental, esses dados não devem ser ignorados: “para preparar os educadores, diante de tantos desafios, é necessário fornecer técnicas e ferramentas eficazes e também promover o bem-estar e a segurança emocional. Só assim os profissionais poderão agir de forma assertiva e afetiva, diante das situações em sala de aula”, defende.
Entre as soluções apontadas pela consultora educacional, está o trabalho de formação continuada, com foco no professor, a fim de formar cidadãos mais preparados para lidar com os desafios da vida e promover uma convivência saudável e harmoniosa nas escolas: “todo e qualquer ser humano só consegue contribuir para a construção emocional de outros indivíduos quando ele próprio é cuidado, acolhido, preparado e treinado para tal, e esse princípio se estende aos professores. Vamos cuidar dos educadores!”, enfatiza.

Sula Resende
Especialista comportamental
atendimentos presenciais e online
Agende sua consulta.
Instagram: @sularesende




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 14/10/2024 - 16:20


Comente esta Notícia