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ANTT e EPR Via Mineira divulgam os avanços do Plano de 100 Dias da BR-040



Fotos: Divulgação


 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela gestão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais, realizaram nesta quinta-feira, dia 10, uma visita técnica para divulgar os avanços do Plano de 100 Dias da BR-040. Durante o evento, foram apresentados à imprensa e à sociedade os resultados já obtidos nos primeiros 60 dias de concessão, que inclui a recuperação de 41 km de asfalto, a instalação de 285 placas de sinalização e a recuperação de terraplenos em pontos críticos da rodovia.

O Plano de 100 Dias foi desenvolvido com base em estudos que identificaram 42 áreas prioritárias para receberem intervenções emergenciais, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a fluidez do tráfego. Nos primeiros 60 dias, os resultados já podem ser observados e sentidos pela população. Desde o início das obras, houve redução de 5% nos índices de acidentes. Entre os trechos que passaram por melhorias estão o de Belo Horizonte a Nova Lima, Itabirito, Trevo da Moeda, Curva da Celinha, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

O diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou a importância dos investimentos em infraestrutura rodoviária em Minas Gerais, ressaltando que o estado está passando por uma "revolução na infraestrutura rodoviária". Além da BR-040, a recente concessão da BR-381 e outros dois leilões somam mais de R$ 20 bilhões em investimentos. "Além dos recursos privados, ainda estão em curso inúmeras obras diretas do governo federal", afirmou Sampaio.

Até o momento, a EPR Via Mineira já realizou mais de 5 mil atendimentos emergenciais ao longo dos primeiros 60 dias, recuperou 41 km de pavimento, pintou o equivalente a 168 km de faixas e retirou 90 toneladas de lixo das margens da BR-040. Além disso, houve a roçada de 496 km de vegetação e a limpeza de 60 km de sistemas de drenagem.

Também fazem parte do pacote de ações a pintura de 168 km de faixas e a implantação de novas sinalizações, que já mostram resultados significativos na segurança dos motoristas, especialmente nos trechos de maior risco. Essas melhorias, segundo a concessionária, são essenciais para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho concedido.

Além disso, intervenções como a no Trevo de Moeda (km 575-576), com alta incidência de colisões frontais, e na Curva da Celinha (km 588), onde ocorrem acidentes frequentes, foram prioridades. No Trevo de Moeda, por exemplo, soluções provisórias foram implementadas para melhorar a travessia de veículos leves e caminhões, e uma obra definitiva está prevista para 2030.

"São ações que demonstram o compromisso da concessionária e da ANTT em entregar melhorias em curto prazo, visando o longo prazo, aos usuários", completou o diretor Guilherme Theo Sampaio.

O presidente da EPR, Carlos Cassaniga, disse que o Plano de 100 Dias e da própria concessão estão ligados diretamente à nova modelagem contratual adotada pela ANTT e Governo Federal. "Um contrato moderno, com mecanismos que impulsionam as concessionárias a uma boa performance para uma melhor entrega a sociedade de investimentos e serviço de qualidade", afirmou o presidente.

Destaques da visita e novas tecnologias

Durante a visita técnica, foi inaugurado o novo Centro de Controle Operacional (CCO) da EPR Via Mineira, localizado em Nova Lima. O centro é integrado ao Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da ANTT e será responsável por monitorar a rodovia em tempo real, proporcionando mais agilidade nas respostas a emergências e eventos no trecho concedido. A concessionária também apresentou uma maquete eletrônica que mostra as transformações que a BR-040 passará ao longo dos 30 anos de concessão.

O objetivo principal do CNSO é estabelecer um ambiente físico e tecnológico robusto, capaz de gerar conhecimento e pesquisa, facilitando a produção de soluções inovadoras que aprimoram as atividades da agência. A ANTT, por meio do CNSO, busca revolucionar os processos de supervisão, fiscalização e monitoramento, tornando-os mais ágeis, eficientes e automatizados.

Isso é alcançado por meio do processamento de dados e informações, possibilitando a criação de novos serviços e melhorando a relação com as concessionárias e a sociedade. A utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) mais modernas e inovadoras, assim como o envolvimento das pessoas que implementam as políticas públicas, são fundamentais para este processo.

A abrangência do CNSO na nova plataforma inclui a gestão de mais de 400 ativos e a supervisão de mais de 44 mil km de rodovias e ferrovias concedidas, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem interrupções. Além disso, 34 PPVs são monitorados e integrados via SIRAD e câmeras, proporcionando visualização remota das balanças pela SUFIS e fornecendo informações em tempo real para subsidiar as áreas fim. O CNSO utiliza algoritmos avançados para reconhecimento de placas, com suas 2300 câmeras capturando aproximadamente 120 imagens por minuto.

Outra inovação que mereceu destaque foi o uso de novas tecnologias de sinalização, como tintas de alta resistência à abrasão e tachões refletivos com iluminação por energia solar, além de microesferas cerâmicas de alta refletância que estão sendo implementadas para aumentar a visibilidade e a segurança dos motoristas. Já as tachas refletivas fotovoltaicas e placas fotoluminescentes, que aumentam a visibilidade em condições de baixa luminosidade, serão instaladas ao longo dos 100 dias do plano.

Trecho da Moeda

Entre as obras prioritárias já realizadas está a intervenção no Trevo de Moeda, um ponto crítico de acidentes, especialmente envolvendo veículos pesados e caminhões de minério. A EPR Via Mineira ajustou as travessias da pista para facilitar o acesso e aumentar a segurança, utilizando soluções provisórias até que as obras definitivas sejam concluídas. No trecho da Curva da Celinha, conhecido pelo alto índice de acidentes, foram implementadas melhorias de sinalização e sonorização.

Investimentos a longo prazo e sustentabilidade

A concessão da BR-040 prevê um investimento total de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, com R$ 3,5 bilhões concentrados nos primeiros sete anos. O projeto abrange a duplicação de 164 km de rodovia, adição de 42 km de faixas, correções de traçado e instalação de passarelas e sistemas de iluminação em áreas de baixa visibilidade. Além dos benefícios diretos aos usuários, a rodovia também impulsionará o desenvolvimento regional, com a previsão de arrecadação anual de R$ 9 milhões em ISSQN para os 15 municípios abrangidos, além da criação de 73 mil empregos diretos e indiretos.

As iniciativas sustentáveis também ganham destaque com o uso de asfalto-borracha nas pavimentações, um material que inclui 15% de borracha moída de pneus reutilizados. Esse material oferece maior durabilidade e melhor desempenho em condições de chuva, ao reduzir o spray de água nas pistas, melhorando a visibilidade e a segurança.

Expectativas futuras

Renan Filho, Ministro dos Transportes, reiterou a importância de atrair capital privado com segurança jurídica e transparência para viabilizar projetos como este. As ações da EPR Via Mineira já mostram resultados positivos, como ressaltou o diretor da ANTT, Guilherme Sampaio, que destacou a superação das expectativas iniciais da concessão. "A ANTT continuará monitorando as ações da concessionária, garantindo que o planejamento e os investimentos prometidos sejam cumpridos", concluiu Sampaio.

A Via Mineira, BR-040, está em pleno processo de transformação, trazendo melhorias tanto para a mobilidade quanto para o desenvolvimento econômico regional, beneficiando diretamente mais de 1 milhão de pessoas. O Plano de 100 Dias é apenas o começo de um projeto ambicioso que promete reconfigurar o cenário rodoviário mineiro nos próximos anos.




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Postado por Rafaela Melo, no dia 10/10/2024 - 15:29


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