Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Comunidade


Conheça os cursos de humanas mais populares no Brasil

Entenda as principais áreas de interesse e suas diferentes oportunidades profissionais



Créditos: iStock/ JackF


 

Os cursos de humanas atraem estudantes de diversas regiões do país que buscam compreender as dinâmicas culturais, sociais e históricas. Com uma variedade de áreas de interesse, esses cursos oferecem oportunidades para atuação em campos como comunicação, pesquisa, educação, gestão e história.

Sendo uma das opções mais populares para quem busca ensino superior, as graduações em humanas aprofundam o conhecimento sobre a condição humana.

Uma pesquisa realizada pelo Google indicou que 20% dos entrevistados, de várias partes do país, consideram os cursos de humanas como suas principais escolhas para a graduação. Além disso, os jovens entre 18 e 24 anos estão entre os que mais se interessam por essa área de estudo.

Cursos mais buscados

Embora a área de humanas seja a mais escolhida pelos brasileiros, ela abrange uma ampla variedade de cursos com diferentes enfoques. Com base nos dados registrados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conhecido como Árvore de Conhecimento, é possível identificar quais são os cursos mais procurados dentro das graduações em humanas.

Administração

O curso mais procurado por quem se interessa por humanas é o de Administração. Os profissionais formados nessa área podem atuar em diversos setores, como marketing, recursos humanos, logística e vendas. Além disso, os estudantes recebem formação para ocupar cargos de liderança, capacitando-os a gerenciar também seus próprios negócios.

Direito

A faculdade de Direito visa formar profissionais que compreendam as leis do país. As oportunidades na área incluem desde cargos no setor público, por meio de concursos específicos, até posições em empresas privadas e escritórios de advocacia.

É importante destacar que, para atuar na área jurídica, além da graduação, o profissional deve ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Serviço Social

O curso de Serviço Social pretende formar profissionais aptos a defender direitos sociais, garantir direitos humanos e desenvolver políticas públicas. Para ser capacitado para atuar em ONGs, hospitais e setores da administração pública, o profissional deve obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Jornalismo

Entre as opções mais procuradas em humanas, o curso de Jornalismo se destaca na área de Comunicação Social, preparando os estudantes para buscar informações e produzir notícias para diversos meios de comunicação, como jornais, televisão, revistas, rádio e internet.

Além disso, os profissionais formados nesse curso podem atuar como repórteres, editores, redatores, apresentadores e produtores em veículos tradicionais, além de trabalhar em empresas, na produção de comunicados, realizando assessoria de imprensa, entre outras funções.

Pedagogia

Com foco no estudo do ensino e da aprendizagem, os estudantes que buscam a faculdade de Pedagogia pretendem se preparar para atuar na área da educação. Os formados nesse curso podem escolher trabalhar em escolas voltadas para a educação infantil ou em diversos outros setores, como bibliotecas, órgãos públicos e empresas privadas.

Marketing

Capaz de atuar em diversas áreas, como pesquisa de mercado, marketing digital, comunicação e branding, o profissional formado em Marketing é ensinado a desenvolver estratégias que ajudam a empresa a posicionar, vender e aprimorar seus produtos, serviços ou sua marca.

Além disso, os estudantes do curso estudam dados técnicos que envolvem a publicidade para o desenvolvimento da criatividade e capacidade de elaborar estratégias eficazes para diferentes situações no mercado.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/09/2024 - 12:20


Comente esta Notícia