Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Saúde


Doenças cardíacas causam 400 mil mortes anuais no Brasil

Prevenção pode salvar 80% das vítimas



Foto: Agência Brasil


 

 

O Dia Mundial do Coração, comemorado neste domingo, dia 29 de setembro, destaca a relevância deste órgão vital, responsável por bombear sangue por todo o corpo. No entanto, o mau funcionamento do coração leva a sérias complicações de saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), doenças cardiovasculares matam cerca de 400 mil brasileiros por ano.

A cada 90 segundos, uma pessoa morre no Brasil devido a problemas cardíacos, somando 46 vítimas por hora. Apesar desse alarmante número, 80% dessas mortes podem ser evitadas com exames preventivos regulares. O cardiologista Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), reforça a importância de consultas periódicas, mesmo para pessoas sem sintomas. Ele explica que, por meio de avaliações clínicas, exames laboratoriais e de imagem, é possível identificar fatores de risco e introduzir medidas preventivas precocemente.

“O check-up é crucial para o autocuidado e conscientização sobre a saúde. Para pessoas saudáveis e sem sintomas, recomendamos uma avaliação anual, embora a frequência dependa de cada caso específico”, afirmou Resende. Além disso, o cardiologista Fernando de Martino, também do HC-UFTM, aponta o aumento de doenças cardíacas entre jovens, atribuindo o fenômeno ao estilo de vida acelerado e estressante, associado a fatores de risco como sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Especialistas alertam que a consulta médica deve ser feita anualmente ou sempre que surgirem sintomas como falta de ar, dor no peito, tontura, inchaço, palpitações ou desmaio.

 

 

 

 

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 29/09/2024 - 11:42


Comente esta Notícia