Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 19° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Comunidade


Concurso Nacional no próximo domingo garante atendimento especial a gestantes, PcD e autistas



foto: freepik


 

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está preparado para oferecer amplo suporte aos 54.219 candidatos que solicitaram atendimento especial durante a prova, marcada para o próximo domingo, 18 de agosto. Este atendimento é direcionado a Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e outros candidatos que apresentaram necessidades de adaptações específicas.

Entre as adaptações solicitadas pelos candidatos estão a alocação em salas de fácil acesso, fornecimento de mesas e cadeiras separadas, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas, apoio para perna e pé, além de tempo adicional para a conclusão das provas. Todas as solicitações passaram por um rigoroso processo de análise para garantir a viabilidade e a razoabilidade dos pedidos.

O CPNU recebeu 1.551 pedidos de gestantes, que solicitaram, principalmente, a realização da prova em salas de fácil acesso, apoio para perna e pé, e mesas e cadeiras separadas. Além disso, 1.874 lactantes também solicitaram apoio semelhante para garantir condições adequadas durante a avaliação.

Outro grupo significativo que solicitou atendimento especial foi o dos autistas, com 7.035 pedidos, alguns dos quais associados a outras condições, como gestação e lactação. As principais demandas desse grupo incluem auxílio para leitura e transcrição, tempo adicional, e acomodação em salas de fácil acesso, com mobiliário separado.

Do total de candidatos que receberão suporte, 47.093 (86,8%) optaram por realizar a prova comum, igual à dos demais concorrentes. No entanto, 7.126 candidatos receberão kits de provas especiais, preparados para atender as necessidades de pessoas com baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva. Entre os kits disponíveis estão provas em braile, provas ampliadas em macrotipo 18 e 24, DVD com videoprova em Libras, e prova adaptada para leitores de tela, totalizando 15 diferentes tipos de kits.

O CPNU reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), em alinhamento com a legislação brasileira e as políticas de inclusão. Conforme os editais, candidatos que solicitarem atendimento para surdez, deficiência auditiva, surdocegueira, dislexia ou transtorno do espectro autista terão direito a uma correção diferenciada da prova discursiva, desde que a documentação que justifique a solicitação seja aceita.

Candidatos que concorrem às vagas reservadas para PcD, e que forem aprovados na prova discursiva, passarão por uma avaliação biopsicossocial entre 17 e 25 de outubro. Esta avaliação será realizada presencialmente por uma equipe multiprofissional designada pela Fundação Cesgranrio, com base no Decreto nº 9.508/2018. O objetivo é verificar o enquadramento da deficiência à luz da legislação e a compatibilidade das atribuições do cargo com as condições do candidato.

A divulgação dos resultados preliminares desta avaliação foi adiada para o dia 17 de novembro, conforme retificação publicada no Diário Oficial da União.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 14/08/2024 - 18:20


Comente esta Notícia