Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Cultura


Coral da Cidade dos Profetas encerra temporada hoje em Mariana



Foto: divulgação


 

 

Para encerrar sua temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas homenageará os cânticos marianos em uma apresentação especial na cidade de Mariana. O evento acontecerá no domingo, 11 de agosto, às 20h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, na Rua Direita, número 11, centro, e contará com a presença de uma orquestra e solistas convidados.

Nos últimos meses, o coral encantou os municípios  de Belo Horizonte, Congonhas, Itabirito e Ouro Preto com um repertório cuidadosamente selecionado dos sons antigos de Minas Gerais. Esta iniciativa faz parte do “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, apoio da CSN, da Prefeitura de Congonhas, e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Ao longo dos séculos, muitos compositores dedicaram suas obras à Virgem Maria, que eram frequentemente entoadas em cerimônias religiosas. Para este concerto,  escolheu peças marcantes desse repertório mariano, incluindo o “Ofertório de Nossa Senhora da Assunção”, de autor desconhecido, e obras do século 18 preservadas por Francisco Solano Aniceto, como “Tota Pulchra”.

“O encerramento desta temporada é motivo de celebração! Cada apresentação foi muito bem recebida, e é notável o crescente interesse do público pela música colonial mineira”, comemora o maestro José Herculano Amâncio. Sobre o concerto final, ele acrescenta: “A Catedral da Sé é uma das igrejas mais belas do período colonial, e será uma alegria apresentar o repertório mariano neste ambiente.

Especializado na interpretação de música sacra antiga, o Coral Cidade dos Profetas, com mais de 30 anos de atuação e três CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria” —, tem desempenhado um papel pioneiro na preservação deste patrimônio imaterial do Brasil. O grupo é reconhecido por participar de eventos importantes em Minas Gerais, como Semana Santa e Festivais de Inverno, além de encontros corais nacionais e internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o coral também oferece formação musical gratuita para pessoas de 10 a 90 anos, sendo uma das expressões culturais mais relevantes do interior de Minas.

 

 

 

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 11/08/2024 - 14:03


Comente esta Notícia