Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,079
Região


Caminho das Graças: 7º Jubileu de Nossa Senhora das Graças em Catas Altas da Noruega



foto: Zé Geraldo


 

A história de Nossa Senhoras das Graças tem origem em 1830, em Paris. Segundo a tradição (e fé católica), Nossa Senhora teria feito três aparições a então freira (hoje santa) Catarina Labouré, no Convento das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo. Hoje, no coração de Paris, França -  nesse convento- a Capela da Medalha Milagrosa de Senhora das Graças recebe peregrinos do mundo inteiro.

Corria o ano de 1949 em Catas Altas da Noruega: o recém empossado pároco, Pe. Luiz Gonzaga Pinheiro andava á procura de uma imagem de Nossa Senhora das Graças, (santa de sua devoção) para lhe prestar honrarias, quando em 29 de julho daquele ano, exatamente às 15 horas, sobrevoa um avião no trajeto Rio-Belém, e entrando em pane, descarta ao solo parte da carga que transportava. Na gruta hoje conhecida como Recanto das Graças caiu intacta, (sem nenhum arranhão) uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Achada por moradores da localidade, esses a entregam a padre Luiz Gonzaga. Essa recuperação da imagem considerado um milagre eleva Senhora das Graças a padroeira de Catas Altas da Noruega. Some-se ao fato da grande fama de Padre Luiz e Catas Altas da Noruega tem a todo ano centenas de fieis da região e de Minas rendendo homenagens ao lugar e à Santa, também milagrosa na fé de nosso povo.

A estrada até a gruta ganhou o nome de Caminho das Graças. Uma via rural que de Catas Altas da Noruega leva à gruta por 14 quilômetros. Vale a pena a contemplação da exuberante paisagem, com paradas dotadas de monumentos á santa e á sua história local. No alto do Jequitibá, a imponente Capela dos Remédios, lembra aos peregrinos que aqui se anda por terras antigas, das origens das Minas do Ouro. Na gruta, orações num ambiente mágico, silvestre, acolhedor, de paz. A todo ultimo domingo do mês, missas pelo pároco Pe. João Luiz recebe grupos de jipeiros, ciclistas e caminhantes que se somam ao milhares de romeiros que a todo ano ali acorrem em busca de graças de Nossa Senhora.

No 7º Jubileu de Nossa Senhora das Graças, o Santuário de Nossa Senhora recebeu seus catasaltenses e visitantes, no que se registra como uma contagiante manifestão de fé. Peregrinos vindos da gruta são recebidos em missa concelebrada solenemente por padres nascidos na cidade, sob o comando do Bispo de São João del Rey, Dom José Eudes (que foi pároco de Catas Altas) na manhã de sol desse dia mágico. Na festa da padroeira, uma estrutura gigante de eventos montada pela paróquia proporcionou festival de comidas típicas, shows de música católica, ambiente ao mesmo tempo sacro e festivo, muito acolhedor. No ponto alto desse dia solene, de Graças, a procissão percorre os pontos históricos, setecentistas da cidade, com enorme contigente de fiéis e membros da paróquia vestidos com roupas temáticas,  homenagens á Santa e aos pilotos do avião, numa alusão ao fato histórico da vinda de Nossa Senhora, dos céus, para Catas Altas. Esforço comunitário, de um povo de muita fé: Giovane Lobo (ex-prefeito da cidade, historiador) e sua esposa Sidnéia Martins (Gestora do Circuito Villas e Fazendas) - ambos entusiastas do roteiro turístico CAMINHO das GRAÇAS, são lideranças empolgadas que movem o evento, em auxilio ao pároco padre João Luiz. Fé e amor á Catas Altas Noruega. Uma cidade surgida nas Minas do Ouro, dotada de uma história magnifica, de fé e união.

Toma de Minas a estrada. A 50 quilometros de Catas Altas começou nesse dia 1º e vai até o dia 15 de agosto, o Jubileu do Bom Jesus do Bacalhau de Piranga. 238 anos de cultura e fé.                                                                      

Venha conosco descobrir esses mágicos caminhos da fé. Das Minas setecentistas, das Gerais de um povo bom, de ouro!!

José Geraldo Dutra  é agente cultural em Santana dos Montes e pesquisador das histórias e encantos da antiga Queluz de Minas.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 03/08/2024 - 12:20


Comente esta Notícia